Browsing by Author "Oliveira, Ilana de Andrade"
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- A Imagética como estratégia de ensino da Técnica de Dança Clássica com alunos do 3º ano de Dança da Academia de Dança do Vale do SousaPublication . Oliveira, Ilana de Andrade; Nascimento, VandaO presente relatório foi sistematizado ao longo do estágio na Academia de Dança do Vale do Sousa (ADVS), no ano lectivo de 2014-2015, no âmbito da 3ª edição do Mestrado em Ensino de Dança (MED-3ª edição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). A amostra para o desenvolvimento deste estudo contemplou um grupo de treze alunos, doze raparigas e um rapaz, representativos da turma de 3º ano de dança, 7º ano de formação geral. Desenvolvido na prática de lecionação da disciplina de TDC (Técnica de Dança Clássica), pretendeu aplicar recursos de imagética como estratégia de ensino para melhorar o desempenho técnico dos alunos e, em consequência, favorecer a autonomia no processo de aprendizagem. Definiu-se o uso da metodologia de ensino de dança clássica da RAD (Royal Academy of Dance), que é o método de ensino utilizado pela instituição de acolhimento do estágio. O conhecimento e compreensão acerca dos programas de estudos da RAD, por parte da estagiária, possibilitou uma prática consistente e confortável, bem como uma adequação dos objetivos do projeto de estágio aos objetivos da escola cooperante. Sob a égide da Investigação-ação, foi possível a recolha de dados nas várias fases do estágio: observação estruturada, participação acompanhada e lecionação supervisionada de aulas. A pesquisa bibliográfica permitiu a objetividade na escolha e aplicação dos recursos de imagética. Após o tratamento de dados obtidos através de grelhas de observação, diário de bordo, questionários, entrevistas e consulta de documentação institucional, pôde verificar-se a eficácia da imagética como estratégia de ensino da TDC. Os resultados alcançados pelos alunos nos exames e avaliações, bem como as respostas aos questionários, evidenciam que os objetivos propostos foram alcançados. A adequada seleção de recursos de imagética e a experimentação correta dos movimentos, a partir da imagem mental do movimento, favoreceram a melhoria do desempenho técnico, o processo de ensino aprendizagem e a autonomia dos alunos, além de propor-se como uma ferramenta criativa para o ensino do programa de estudo da RAD.