Browsing by Author "Oliveira, Heitor"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Dieta mediterrânica no programa de alimentação saudável e sustentável do Instituto Politécnico de LisboaPublication . Viegas, Cláudia; Costa, Vânia; Oliveira, Heitor; Belo, António; Borrego, RuteA alimentação é reconhecida como elemento crucial para a saúde dos indivíduos. Na transição para a vida adulta os estilos de vida são influenciados por vários fatores que condicionam a tomada de decisões (ex. afastamento das famílias, mudanças nas rotinas, etc), que potenciam desequilíbrios no consumo alimentar. Neste contexto, o ambiente de ensino superior pode ser promotor da adoção de hábitos alimentares saudáveis, pela mudança da disponibilidade alimentar e do aumento da literacia. Pretende-se caracterizar: hábitos alimentares, insegurança alimentar, disponibilidade e acessibilidade alimentar, satisfação relativamente à atual oferta alimentar, competências alimentares e culinárias, práticas de sustentabilidade alimentar, desperdício alimentar nos refeitórios das UO do IPL.
- Rankings de sustentabilidade no ensino superior: o uso do UI Greenmetric no Politécnico de LisboaPublication . Manteigas, Vítor; Silva, Maria João; Rodrigues, Alexandra; Seabra, Fernando; Monteiro, Ana; Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra; Silvestre, Cláudia; Oliveira, Heitor; Raposo, Ana; Escudeiro, Maria JoãoO Politécnico de Lisboa (IPL), instituição de ensino superior constituída por oito Unidades Orgânicas (UO), distribuídas por cinco campi e pelas instalações dos Serviços da Presidência, conta com uma comunidade académica de cerca de quinze mil estudantes, docentes e não docente, definiu a sustentabilidade ambiental como um dos seus eixos estratégicos e assumiu um compromisso com a comunidade académica, no cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Com o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade, o IPL tem vindo a participar no UI GreenMetric World University Ranking, um ranking internacional de Instituições de Ensino Superior (IES), que atualmente faz uso de 39 indicadores distribuídos por 6 categorias, nomeadamente: (i) campus e infraestruturas; (ii) energia e alterações climáticas; (iii) resíduos; (iv) água; (v) transportes; e (vi) educação e investigação. Em 2023, e com base nas pontuações em cada uma das categorias, o IPL atingiu a posição 553 de entre um total de 1183 IES oriundas de 84 países. Das múltiplas categorias avaliadas, “resíduos” teve o melhor resultado, com uma pontuação de 1575 em 1800 possíveis (87,50%). Em situação contrária, “campus e infraestruturas” obteve uma pontuação de 550 em 1500 (36,67%), havendo, por isso, uma margem significativa de melhoria associada a esta categoria. Para as restantes categorias, os resultados registaram-se entre os 50% (água) e os 65,28% (transportes e educação e investigação). O resultado alcançado decorreu do trabalho colaborativo e concertado das UO, alicerçado numa visão holística e numa gestão estratégica, associada às múltiplas dimensões da sustentabilidade e com particular enfoque naquilo que tem vindo a ser feito no âmbito dos programas Eco-Escolas e EcoCampus, como sejam, por exemplo: (i) a água, com a distribuição de garrafas reutilizáveis e a promoção do consumo da água de rede pública de abastecimento; (ii) a alimentação, com a realização de eventos de democracia participativa, workshops sobre alimentação saudável e sustentável e a disponibilização de ementas com impacte ambiental reduzido; (iii) a biodiversidade e os espaços verdes, com a plantação de espécies arbóreas, assim como a construção e instalação nos campi, de hotéis de insetos; (iv) a educação, usando os campi como “laboratórios vivos” e com o uso de unidades curriculares para a abordagem às questões da sustentabilidade; (v) a mobilidade, com a promoção do uso da bicicleta pela comunidade académica; e (vi) os resíduos, com a promoção da compostagem e a instalação de ecopontos para a deposição e recolha seletiva de vários fluxos específicos Em conclusão, salienta-se o resultado obtido pelo IPL no UI GreenMetric, figurando na primeira metade da seriação das IES participantes neste ranking. Na comunicação proposta será apresentada a metodologia que garantiu a sistematização da informação necessária para a participação no ranking, assim como serão apresentadas algumas das práticas de sustentabilidade que viabilizaram o desempenho alcançado no UI GreenMetric 2023. Serão igualmente abordados os desafios para o futuro, tendo em conta o objetivo de melhorar as práticas na área da sustentabilidade no IPL.