Browsing by Author "Oliveira, Carolina Garcia"
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- A influência dos grupos heterogéneos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade pré-escolarPublication . Oliveira, Carolina Garcia; Lino, DalilaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu numa instituição pública, situada na zona de Lisboa, em contexto de jardim de infância. Durante a mesma estive inserida num grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este documento apresenta, de forma reflexiva, toda a minha prática ao longo do período de cerca de quatro meses em que acompanhei o grupo. Desta forma, inicia-se com a caracterização do contexto, que me permitiu delinear as intenções para a minha ação com as crianças. Esta sequência conduzirá o leitor à investigação, baseada numa problemática emergente. Ao longo da mesma será focada a temática da Influência dos Grupos Heterogéneos no Desenvolvimento e Aprendizagem das Crianças em Idade Pré-Escolar, já que, ao longo da prática, esta foi a problemática que mais se destacou, a partir das observações e notas de campo realizadas diariamente. Os objetivos estabelecidos para a investigação visam: (i) Percecionar interações entre pares como potenciadoras do desenvolvimento e aprendizagem das crianças; (ii) Perceber se os grupos heterogéneos em idade contribuem para uma maior responsabilidade social e para o desenvolvimento da autonomia das crianças; (iii) Compreender de que forma as salas heterogéneas em idade beneficiam as crianças e os educadores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, tendo sido utilizados diferentes técnicas e instrumentos, nomeadamente a observação participante, entrevistas semiestruturadas, questionários e focus group, sendo posteriormente analisados com recurso à análise de conteúdo. Desta forma foi possível compreender que o desenvolvimento a nível pessoal e social é o mais beneficiado dentro deste grupo, sendo de destacar capacidades como a liderança, autonomia e responsabilidade social, não desfazendo as restantes áreas de conteúdo, nas quais foram também visíveis novas aprendizagens. Estes resultados permitiram-me ainda perceber o papel de relevância do educador, que deve ser o mediador de todas as aprendizagens das crianças. Concluindo o relatório, será apresentada uma reflexão pessoal aprofundada, acerca do impacto da PPS I e II, naquele que será o meu futuro profissional e as conclusões de todo o trabalho realizado.