Browsing by Author "Oliveira, Carla Alexandra Caseiro de"
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- Ler por prazer: O Caderno de Leituras como estratégia promotora do desenvolvimento da Educação LiteráriaPublication . Oliveira, Carla Alexandra Caseiro de; Silva, EncarnaçãoO presente relatório desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nele será apresentada, em primeiro lugar, uma descrição e reflexão sobre a prática desenvolvida no âmbito do 2.º Ciclo do Ensino Básico e, em segundo lugar, será desenvolvido um estudo de caráter investigativo. A Educação Literária tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, devendo ser desenvolvida ao longo de todos os ciclos de ensino. O estudo levado a cabo tem como finalidade entender o impacto do Caderno de Leituras, enquanto estratégia promotora do desenvolvimento da Educação Literária, na promoção de hábitos de leitura autonomamente e em família, numa turma de 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Formularam-se como objetivos gerais: i) Avaliar o impacto do Caderno de Leituras no desenvolvimento da capacidade de reagir e apreciar textos literários; ii) Avaliar o contributo da realização de um Caderno de Leituras, em sala de aula e em família, para a criação de hábitos de leitura. Em conformidade com o objeto de estudo, a metodologia adotada enquadra-se numa metodologia de investigação-ação, recorrendo a uma abordagem quantitativa e qualitativa, sendo a recolha de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas, inquéritos por questionários, a observação direta e a análise documental. A intervenção pedagógica proposta apresenta dinâmicas de ensino e aprendizagem focadas no desenvolvimento da capacidade de reagir e apreciar textos literários, através da compreensão e produção de textos de opinião sobre obras literárias, tendo em vista a posterior implementação e desenvolvimento do Caderno de Leituras em sala de aula e em casa. Prevê-se que a mesma tenha efeitos positivos no desenvolvimento da capacidade de apreciação de textos literários. Tendo em conta a situação de pandemia, que impossibilitou a implementação do estudo, será apenas apresentada a planificação da intervenção que seria concretizada no tempo previsto para a prática supervisionada, a forma de recolher e tratar os dados e uma previsão de resultados esperados.