Browsing by Author "Oliveira, Ana Carolina Milheiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Fabula Rasa como elemento potenciador da expressividade do movimento do upperbody nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea com os alunos do 4º e 5º ano do ensino artístico especializado da Escola da Companhia de Dança de AlmadaPublication . Oliveira, Ana Carolina Milheiro; Graça, Cristina; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de DançaA nossa experiência leva-nos a acreditar que, ao longo da sua formação, os bailarinos experienciam no corpo a relevância e o rigor do trabalho das capacidades técnicas, sendo que só mais tarde se dá valor à componente expressiva/artística. Este aspeto nem sempre se revela positivo, uma vez que poderá levar à supressão da individualidade, da identidade e da liberdade de expressão artística. No âmbito da 12ª edição do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, decidimos explorar o tema acima exposto, aplicando-o nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea ao longo do ano letivo 2023/2024, na turma de 4º e 5º ano, do Ensino Artístico Especializado, da Escola da Companhia de Dança de Almada. Desta forma, propusemos uma investigação-ação qualitativa com o objetivo de potenciar a expressividade dos alunos, com ênfase no movimento do upperbody, nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea, utilizando a coreografia de Fabula Rasa como principal ferramenta pedagógica, na relação entre a qualidade técnica e a expressividade, reforçando ideias como, a projeção de movimento, o uso do olhar/cabeça na movimentação e a utilização da respiração. Com o propósito de dar resposta a esta problemática, este estudo baseou-se na metodologia de investigação-ação, processo cíclico e reflexivo, utilizando instrumentos de recolha de dados rigorosos e cuidadosamente escolhidos (como diário de bordo, grelhas de observação, o inquérito por questionário e registo audiovisual), para apresentar um plano de ação que permitiu aos alunos desenvolver a sua expressividade e individualidade e, desse modo, encontrar a união entre o rigor técnico e o desempenho artístico. A análise detalhada dos resultados obtidos ao longo do estudo leva-nos a afirmar que o progresso foi positivo, resultando na melhoria da qualidade técnico-artística dos participantes. Constatámos ainda que o desenvolvimento da expressividade é essencial para o aprimoramento da formação dos estudantes de Dança, elevando o nível da qualidade artística, conferindo ao professor a responsabilidade de reconhecer a importância de trabalhar essa competência e proporcionar um ambiente que favoreça esse desenvolvimento desde cedo.