Browsing by Author "Nunes, Tania Miriam Bento"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Formação de professores em expressão dramática/teatro: refletindo e criando colaborativamentePublication . Nunes, Tania Miriam Bento; Falcão, MiguelA Expressão Dramática/Teatro (EDT) é reconhecida por ser uma área curricular que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo competências físicas, intelectuais, emocionais e sociais. Inúmeros estudos revelam que a EDT promove a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, além de ajudar a preparar os alunos para futuros desafios como cidadãos criativos e socialmente conscientes. Apesar das descritas vantagens, a EDT ainda é frequentemente abordada, no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de maneira superficial ou esporádica, o que limita o seu potencial como ferramenta educativa. Para mudar esse cenário, a formação de professores, tanto inicial quanto contínua, é fundamental. Com base nessa premissa, o presente estudo, do tipo investigação-ação, tomou como ponto de partida a questão: “De que forma a formação em EDT para professores do 1º CEB pode promover a mudança de práticas pedagógicas nessa área curricular?” e traçou um plano interventivo com o intuito de perceber as conceções dos professores sobre a EDT no currículo do 1º CEB; propor práticas de implementação das orientações curriculares de EDT; e identificar mudanças nas práticas pedagógicas dos professores decorrentes da formação em EDT. Os dados foram recolhidos a partir de inquéritos por questionário no início e após a formação, diários de bordo, relatórios individuais dos participantes e registos áudios, fotográficos e videográficos, que foram posteriormente tratados através da análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados revelaram que a formação incentivou os professores a aplicarem novas ferramentas para trabalhar a EDT de forma mais consistente, promovendo uma aprendizagem colaborativa e interdisciplinar. Ao articular a formação contínua com a troca de conhecimentos entre docentes, foi possível observar uma melhoria na motivação dos professores, o aumento das práticas pedagógicas e uma implementação mais eficaz de EDT em sala de aula, o que gerou, consequentemente, um impacto positivo no ambiente escolar.