Browsing by Author "Nunes, Rita Alexandra Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Influenciadores digitais made in Portugal: contributo dos novos opinion makers para as estratégias de relações públicasPublication . Nunes, Rita Alexandra Oliveira; Pereira, Sandra Cristina MartinsAs evoluções tecnológicas têm vindo a contribuir para várias mudanças a nível social, entre elas a forma como as pessoas comunicam. A questão da opinião pública anda a par com a comunicação, na medida em que os profissionais de Relações Públicas, tanto nos negócios como nas questões governamentais, aproveitaram esta lógica para usufruírem dos media de rápido crescimento e influenciar os indivíduos, que se encontravam mais dispostos à persuasão. O profissional de Relações Públicas vê-se então confrontado com a necessidade de desenvolver estratégias de comunicação ajustadas à nova realidade e estabelecer ligações e relações com influenciadores. Devido a todas as novas formas de se comunicar, os media tradicionais deram também lugar a outros elementos capazes de exercer influência no processo de comunicação: os influenciadores digitais. Estes influenciadores conseguem intervir nas mensagens e afetar as comunidades digitais, onde os diferentes conteúdos são divulgados de forma rápida e fácil. Com a adaptação das organizações a esta nova dinâmica da evolução digital, é necessário encontrar as melhores formas de fazer a ponte entre estas e os seus públicos, identificando relações e interlocutores privilegiados que contribuam para as legitimar e reforçar as suas políticas de goodwill. Propomo-nos, portanto, abordar na presente dissertação a nova atividade de comunicação através do digital e procurar entender como os influenciadores digitais podem ser essenciais para as estratégias de Relações Públicas, recorrendo a um conjunto de testemunhos de youtubers portugueses com um elevadíssimo número de seguidores.