Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-05"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Bioburden in aquafeeds designed for echinoderms production in PortugalPublication . Esteves, Liliana Sofia Ferreira; Viegas, Carla Sofia Costa; Pombo, Ana Margarida Paulino ViolanteThe aquafeeds can be a route of contamination for animals produced in aquaculture and, consequently, for humans. For this reason, it is imperative to identify the bioburden present in aquafeeds, in order to know the threat that may represent for human health. Extruded and jellified pellets and frozen microalgae were specifically designed for the potential production, in Recirculating Aquaculture Systems, of two species of echinoderms, the sea cucumber Holothuria tubulosa and the sea urchin Paracentrotus lividus. Thus, diet samples were collected to characterise their bioburden. Furthermore, water samples and sponge filter samples were also collected to identify their proliferation to water and the efficiency of filtration process used, respectively. All samples were collected 90 days after the start of the experiment. Culture-based methods were used for the characterisation of bioburden, in which mesophilic bacteria and total coliforms were enumerating for bacterial evaluation, while filamentous and xerophilic fungi were counting and identifying through micro and macroscopic characteristics for fungal assessment. Aspergillus sections were investigated through molecular method Real-Time Polymerase Chain Reaction. Mycotoxin analysis was carried out utilising Liquid Chromatography-Mass Spectrometry system. For mesophilic bacteria, the results reveal some spoilage activity. The results for total coliforms were actually minimal. Fusarium verticillioides was identified in one jellified pellet and in one frozen microalgae and F. culmorum was identified in the same frozen microalgae. Aspergillus sections were not detected in any sample. Mycotoxins were detected in the extruded pellets and in one jellified pellet, but the quantification only was possible in the extruded pellets. However, the most part of the findings of this study were below to the limits defined as harmless. So the diets used in the production systems evaluated seem to be safe to be used for feeding the studied echinoderms.
- Comportamento mecânico de materiais compósitos de origem naturalPublication . Tomar, Sara de Melo; Rodrigues, Maria Alexandra; Loja, Maria AméliaA deterioração do meio ambiente tem levado a uma crescente preocupação de ordem ambiental, sendo que existe uma necessidade premente de promover a reciclagem dos materiais usados em Engenharia. O aumento da utilização de materiais compósitos nas mais variadas indústrias, conjugado com a preocupação pelo meio ambiente, tem promovido o estudo sobre a incorporação de materiais de origem natural em materiais compósitos, de modo a reduzir o impacto ambiental dos mesmos. Esta necessidade constitui uma vertente a explorar sempre que as aplicações em causa assim o permitirem e sem comprometer os desempenhos conseguidos através de materiais como os polímeros de origem sintética. Apesar de existirem estudos que incidem sobre a utilização de fibras ou outros agentes de reforço de origem natural, existe ainda necessidade de desenvolver estudos mais aprofundados conducentes à caracterização do comportamento mecânico destes materiais sendo por isso uma área de investigação emergente e que se pretende desenvolver no corrente trabalho. Com a modelação por elementos finitos de compósitos reforçados a fibra de cânhamo, conclui-se que o desempenho do material, face ao aumento da percentagem do volume de fibra no domínio do estudo, apresenta uma melhoria das suas propriedades. Do mesmo modo conclui-se que o Módulo de Elasticidade na direção das fibras (E1) demonstra grande influência nas propriedades finais do material. Assim, é possível a avaliação do seu interesse e aplicabilidade no ramo da Engenharia.
- UVMM - Unified Virtual Machine Management : gestão unificada de máquinas virtuais disponibilizadas por diferentes operadores de clouds públicasPublication . Martins, Tiago Miguel Vila; Gonçalves, Carlos Jorge de SousaAtualmente o uso de cloud computing está cada vez mais presente nas Tecnologias de Informação. Para simpli car, cloud computing é o fornecimento de serviços computacionais servidores, armazenamento, bases de dados, rede, software, análise e muito mais através da Internet. A vasta oferta de operadores que fornecem este tipo de serviços cria um grande leque de opções para o utilizador. Este pode ter múltiplos serviços instanciados em diferentes operadores, mas para os gerir tem de utilizar as interfaces especí cas de cada operador. Este trabalho foca-se apenas na vertente de gestão de máquinas virtuais. Este projeto apresenta uma solução, sob a forma de uma aplicação Web, que permite a gestão, de uma forma transparente, de um conjunto de máquinas virtuais criadas em diferentes operadores de cloud pública. A gestão de uma máquina virtual implica operações como: criar, iniciar, reiniciar, parar e atualizar. A aplicação que resulta deste projeto permite uni car a gestão de má- quinas virtuais de diferentes operadores de cloud num ponto centralizado utilizando uma única API.
- O contributo da experiência em loja para a fidelidade à marca e o papel mediador da relação marca-consumidor: o caso FNAC PortugalPublication . Miguel, Alexandra de Matos; Luz, CristinaO panorama empresarial é cada vez mais complexo e competitivo. Além de a quantidade de marcas no mercado ser superior, as inovações ao nível da produção são facilmente estandardizadas, e até ultrapassadas, deixando de ser um fator sustentável de diferenciação das empresas e o motivo de escolha dos consumidores. Estes, por seu lado, tornaram-se mais exigentes, informados e participativos, forçando as empresas a encontrar estratégias de comunicação alternativas e inovadoras, como forma de se adaptarem às novas caraterísticas dos mercados e conquistarem uma base de clientes fiéis que assegure a sua sobrevivência. É neste contexto que a Experiência de Marca – e particularmente a Experiência em Loja – emerge como um ativo estratégico que permite não só destacar os atributos dos produtos/serviços, como comunicar a marca de forma holística, reforçando a relação da mesma com o consumidor e, desse modo, fomentando a sua fidelização. Tal é confirmado por vários autores (e.g. Pine & Gilmore, 1998): os consumidores desejam experiências de consumo envolventes, entusiasmantes e que despertem os seus sentidos e emoções. Como tal, o objetivo da presente investigação é o de compreender o impacto da Experiência em Loja na fidelidade dos consumidores às marcas, tendo por base o caso particular da marca FNAC Portugal. Este estudo, de natureza correlacional, tem como referência o modelo teórico de Ramaseshan e Stein (2014). A recolha de dados é efetuada por questionário, sendo posteriormente feita uma Path Analysis com vista a descrever as correlações e estrutura correlacional do modelo conceptual de análise, apresentado no final do enquadramento teórico. Os resultados comprovam o impacto positivo da Experiência em Loja na fidelidade dos consumidores à marca por duas vias: direta, por influência da dimensão Eventos em Loja, e indireta, mediada pelo reforço da relação marca-consumidor.
- Síntese verde de corantes azo utilizando lacasesPublication . Baptista, Sara Raquel Tavares; Sousa, Ana Catarina Cardoso; Robalo, Maria Paula AlvesEste trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade da lacase de origem bacteriana de Bacillus subtilis designada CotA-lacase em promover a formação de corantes azo por oxidação de diferentes aminas aromáticas, selecionadas com base na sua estrutura química. Foi também estudado o sistema catalítico CotA-lacase/mediador, onde se utilizou o ácido 2,2’-azinobis-3-etilbenzotiazolina-6-sulfónico (ABTS) como mediador para substratos que não sofrem oxidação com a enzima. Para ambos os sistemas oxidativos, CotA-lacase ou sistema CotA-lacase/ABTS, o foco foi o desenvolvimento de compostos azo em condições de síntese menos agressivas, contribuindo para o desenvolvimento de protocolos mais seguros e de menor impacto ambiental para a indústria dos corantes. O trabalho de investigação realizado envolveu três etapas: i) seleção e caracterização de 18 substratos agrupados segundo a estrutura química apresentada; ii) avaliação de diferentes parâmetros e seleção das condições ótimas de reação a serem utilizadas (pH 6,0; [CotA-lacase] = 1 U/mL; [ABTS] = 1 mM) e iii) síntese e caracterização dos corantes produzidos. A oxidação de aminas aromáticas para-substituídas com aminas terciárias e de aminas aromáticas orto,para-disubstituídas origina a formação de compostos azo, isolados com elevados valores de rendimento. Para os restantes substratos para-substituídos a formação de compostos azo ocorre em conjunto com outros compostos, tendo os produtos de reação sido isolados e caracterizados por espectroscopia de RMN e espectrometria de massa. Numa análise crítica do processo enzimático em estudo, a CotA-lacase apresenta-se como um biocatalisador eficiente e capaz de substituir com sucesso o uso de oxidantes químicos para as reações estudadas.
- Aplicação da casa da qualidade no desenvolvimento e aperfeiçoamento de dispositivos de monitorização de glicose em jovens adultos com diabetes tipo 1Publication . Dias, Patrícia Alexandra Andrade; João, Isabel Maria da Silva; Lourenço, João Carlos da CruzNa presente dissertação foi analisada a casa da qualidade como ferramenta de apoio à decisão na priorização de intervenções tendo em vista o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de produtos. O objetivo principal deste estudo consistiu em combinar esta ferramenta, que integra a “voz do cliente”, com a análise multicritério para ultrapassar algumas das suas fragilidades, focando a aplicação nos dispositivos de monitorização de glicose. Com a previsão de aumento da prevalência da Diabetes, os custos associados a esta patologia continuarão igualmente a aumentar, tendo implicações quer na vida dos indivíduos e das suas famílias, quer nos Sistemas de Saúde, nos Governos e na Sociedade, como um todo. Assim, sendo a monitorização de glicose uma intervenção fundamental na gestão da diabetes, especialmente na diabetes tipo 1 e em jovens adultos, é fundamental que os dispositivos disponíveis estejam o mais atualizados possível e correspondam às necessidades de quem os utiliza. A casa da qualidade é uma das ferramentas do Quality Function Deployment que permite analisar vários aspetos relacionados com as necessidades dos clientes e com as características técnicas de um produto. Na sua estrutura tradicional, é constituída por seis “divisões”: requisitos do cliente (WHATs), matriz de planeamento, características técnicas (HOWs), relações WHATs/HOWs, correlações técnicas e matriz técnica. No entanto, considera-se que a informação apresentada na casa da qualidade pode ser melhorada substancialmente utilizando a abordagem MACBETH. Este trabalho consiste assim na comparação, sob o ponto de vista do cliente e técnico, entre dois dispositivos de monitorização de glicose, tendo em vista um potencial melhoramento. A eliminação dos erros metodológicos e uma consequente representação real do sistema de valores do cliente permite tomadas de decisão mais corretas. Assim, partindo de uma tradução mais fidedigna da realidade do cliente, consegue-se aumentar e eficácia do processo e potencialmente reduzir os custos do mesmo.
- Estratégia de comunicação de uma associação sem fins lucrativos: a Associação Gap Year PortugalPublication . Sá, Marta Campos Mendes Caeiro de; Nunes, Tatiana Filipa GomesO presente trabalho final de Mestrado tem como principal objetivo perceber de que forma a estratégia de comunicação da Gap Year Portugal está a transformar as atitudes, conhecimentos e comportamentos do público-alvo da Associação, os jovens portugueses, influenciando a sua tomada de decisão de fazer um gap year. Procurando fornecer um contributo prático para a Comunicação Estratégica da Gap Year Portugal, ao longo do estudo foi desenvolvida uma metodologia de cariz misto. Primeiramente, foram utilizados métodos qualitativos para análise da estratégia de comunicação da AGYP, através de entrevistas semi-estruturadas ao CEO e à Diretora de Comunicação da Associação. Recorreu-se, também, à análise de conteúdo para uma análise aos principais suportes de comunicação da Associação, ou seja, o seu website e a sua página no Facebook. Quanto à metodologia quantitativa, foi utilizada através da aplicação de inquéritos por questionário aos jovens que realizaram um Gap Year através da AGYP, e também aos jovens que interagiram com a Associação mas acabaram por não o fazer. Defende-se que, no sentido do cumprimento da sua missão, devem as organizações como a Associação Gap Year Portugal desenvolver estratégias bem planeadas e passo a passo que vão ao encontro das necessidades dos seus públicos-alvo e que contribuam, em última instância, para o desenvolvimento da sociedade. Mesmo conseguindo chegar com a sua mensagens aos públicos e influenciar os jovens a fazerem o ano sabático, a AGYP está longe de ter uma estratégia de comunicação estruturada e de encarar as Relações Públicas como uma função de gestão estratégica. Todavia, os seus resultados positivos advêm, segundo os inquiridos dos questionários realizados, da comunicação adequada aos seus públicos e da Associação utilizar ativamente as suas redes sociais Facebook e Instagram como meios de comunicação, ao mesmo tempo que aposta na comunicação presencial através de palestras, formações e eventos. Assume-se, assim, neste trabalho a noção de Relações Públicas como função de gestão estratégica das organizações e, à luz desta visão, procede-se a uma análise crítica da estratégia de comunicação da Associação em questão, defendendo-se a importância da implementação de uma estratégia que efetivamente contribua para o cumprimento da missão da organização e que promova a construção de relações de compromisso com os públicos.
- Principais critérios geométricos no dimensionamento aeroportuário : caso de estudo : ampliação do caminho de circulação "F" no aeroporto Francisco Sá CarneiroPublication . Lucas, Tiago João Santos da Costa; Fortes, Luísa Ferreira Cardoso Teles; Pereira, Maria Luísa dos Remédios CanhãoO presente trabalho tem como âmbito o estudo dos critérios gerais de dimensionamento de uma infraestrutura aeroportuária, em particular na pista e caminhos de circulação, abordando a maneira como a mesma é dimensionada face aos seus condicionamentos. O estudo realizado foi dirigido para as normas de conceção geométrica, para a aplicação das mesmas e respetivas restrições, sendo apresentados os principais aspetos a ter em consideração na elaboração de projetos aeroportuários. A realização deste Trabalho Final de Mestrado permitiu reunir os principais critérios aplicados nesta área das infraestruturas e dos transportes, sendo efetuada uma análise crítica das normas e metodologias aplicadas para a execução de uma pista aeroportuária, para que seja possível selecionar os melhores critérios de conceção, face às condicionantes existentes e às exigências aplicadas a um projeto desta natureza. Complementarmente foi realizado um Caso de Estudo, com o objetivo de aplicar as normas e critérios a um caso real de uma infraestrutura aeroportuária, tendo este por base a ampliação do Caminho de Circulação “F” do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Esta aplicação de conceitos só foi possível com a colaboração no projeto durante os quatro meses de estágio na empresa SENER-ENGIVIA, Consultores de Engenharia, S.A. Com a abordagem deste tema concluiu-se que a normativa existente na língua portuguesa é pouca e de difícil acesso, recorrendo-se habitualmente ao normativo internacional, que por vezes é de difícil interpretação. É também de realçar que a informação existente é dispersa, e por vezes contraditória, dado que ao se comparar documentos em português e outros internacionais, é possível encontrar diferenças em certos parâmetros, não sendo devidamente justificado a razão para tal ou qual o parâmetro a adotar. Concluindo-se com o estudo ser relevante a elaboração de um documento com esta informação, para que seja uniformizado um só documento nacional ao qual se possa recorrer, mesmo que adotado das normas internacionais, para facilitar a compreensão dos diferentes intervenientes, como é exemplo os projetistas da área na realização de pistas aeroportuárias.
- Influenciadores digitais made in Portugal: contributo dos novos opinion makers para as estratégias de relações públicasPublication . Nunes, Rita Alexandra Oliveira; Pereira, Sandra Cristina MartinsAs evoluções tecnológicas têm vindo a contribuir para várias mudanças a nível social, entre elas a forma como as pessoas comunicam. A questão da opinião pública anda a par com a comunicação, na medida em que os profissionais de Relações Públicas, tanto nos negócios como nas questões governamentais, aproveitaram esta lógica para usufruírem dos media de rápido crescimento e influenciar os indivíduos, que se encontravam mais dispostos à persuasão. O profissional de Relações Públicas vê-se então confrontado com a necessidade de desenvolver estratégias de comunicação ajustadas à nova realidade e estabelecer ligações e relações com influenciadores. Devido a todas as novas formas de se comunicar, os media tradicionais deram também lugar a outros elementos capazes de exercer influência no processo de comunicação: os influenciadores digitais. Estes influenciadores conseguem intervir nas mensagens e afetar as comunidades digitais, onde os diferentes conteúdos são divulgados de forma rápida e fácil. Com a adaptação das organizações a esta nova dinâmica da evolução digital, é necessário encontrar as melhores formas de fazer a ponte entre estas e os seus públicos, identificando relações e interlocutores privilegiados que contribuam para as legitimar e reforçar as suas políticas de goodwill. Propomo-nos, portanto, abordar na presente dissertação a nova atividade de comunicação através do digital e procurar entender como os influenciadores digitais podem ser essenciais para as estratégias de Relações Públicas, recorrendo a um conjunto de testemunhos de youtubers portugueses com um elevadíssimo número de seguidores.
- Determination of cell abundances and paralytic shellfish toxins in cultures of the dinoflagellate gymnodinium catenatum by fourier transform near infrared spectroscopyPublication . B. Lopes, Marta; Amorim, Ana; Calado, Cecília; Reis Costa, PedroHarmful algal blooms are responsible worldwide for the contamination of fishery resources, with potential impacts on seafood safety and public health. Most coastal countries rely on an intense monitoring program for the surveillance of toxic algae occurrence and shellfish contamination. The present study investigates the use of near infrared (NIR) spectroscopy for the rapid in situ determination of cell concentrations of toxic algae in seawater. The paralytic shellfish poisoning (PSP) toxin-producing dinoflagellate Gymnodinium catenatum was selected for this study. The spectral modeling by partial least squares (PLS) regression based on the recorded NIR spectra enabled the building of highly accurate (R2 = 0.92) models for cell abundance. The models also provided a good correlation between toxins measured by the conventional methods (high-performance liquid chromatography with fluorescence detection (HPLC-FLD)) and the levels predicted by the PLS/NIR models. This study represents the first necessary step in investigating the potential of application of NIR spectroscopy for algae bloom detection and alerting.