Browsing by Author "Nunes, Bruna Filipa dos Santos"
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- As fontes primárias como recurso didático para o desenvolvimento de competências históricas no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Nunes, Bruna Filipa dos Santos; Dias, Alfredo GomesO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento encontra-se dividido em duas partes interligadas: numa primeira parte é feita a descrição e análise da prática desenvolvida nos dois contextos de estágio e, na segunda parte é apresentado o estudo empírico desenvolvido no contexto de 2.º CEB a partir da problemática a exploração de fontes históricas primárias contribui para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo como base a problemática enunciada definiram-se os seguintes objetivos de investigação: (i) Compreender a capacidade de leitura e interpretação de fontes históricas com diferentes linguagens, dando destaque às fontes escritas; (ii) Identificar as potencialidades das fontes primárias na mobilização de conhecimentos prévios, da parte dos alunos; (iii) Analisar o potencial das fontes históricas para a aprendizagem de factos e personagens da História de Portugal; (iv) Refletir sobre o papel das fontes históricas como recurso mobilizador para a produção / comunicação em História. Para dar resposta a estes objetivos recorreu-se a uma metodologia de natureza mista, tendo sido recolhidos dados através de guiões de trabalho, fichas de avaliação e notas de campo. Os resultados obtidos através destes instrumentos foram avaliados através de análise estatística e de conteúdo. A análise realizada permitiu-nos compreender que: (i) as fontes históricas escritas contribuem para o desenvolvimento de alunos mais autónomos e motivados; (ii) os alunos adquirem novos conhecimentos sobre factos e personagens históricos através da exploração de fontes históricas; (iii) as fontes históricas primárias contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas, nomeadamente selecionar, organizar e tratar informação de natureza diversa, assim como, mobilizar vocabulário histórico e geográfico na construção do conhecimento e na comunicação em História e Geografia.
