Browsing by Author "Nogueira, Joana Maria Duarte"
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- Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita: o contributo de jogos eletrónicos na motivação e na aprendizagemPublication . Nogueira, Joana Maria Duarte; Madureira, IsabelA dislexia carateriza-se por habilidades alteradas dos processos de leitura (fluência, compreensão e leitura correta de palavras). Além destas pode envolver ainda dificuldades no reconhecimento de palavras escritas, na descodificação, na adequação e habilidades ortográficas, podendo ainda manifestar-se no raciocínio matemático (APA, 2013, citado por Asorey & Fernández, 2013). Por sua vez, segundo vários autores a falta de interesse, de motivação e de curiosidade para o estudo constituem características da criança disléxica (Torres & Fernández, 2001; Pinto, 2012). A intervenção com estas crianças exige o uso de várias estratégias, reforços e formas de as motivar, bem como correções imediatas para que não mantenham erros (Coelho, 2013; Ribeiro & Baptista, 2006). Ao longo do tempo, têm vindo a ser criados inúmeros métodos de intervenção para a criança com dislexia. Atualmente a utilização das tecnologias no campo educativo pode ter um papel decisivo na intervenção junto de crianças com estas dificuldades (Bazian, 2013). Assim, os objetivos deste projeto foram conhecer o efeito da utilização dos jogos de computador no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências da leitura e escrita, de crianças com dificuldades de aprendizagem (DA) e verificar a sua influência na motivação de crianças com DA, para a leitura e escrita. Este projeto envolveu a intervenção sistemática, junto de 2 crianças com Perturbação específica da aprendizagem na leitura - dislexia, de 7 e 8 anos, no 2o ano do primeiro ciclo. Procurou-se dar resposta à falta de motivação e às dificuldades de aprendizagem das crianças com dislexia, através do uso de jogos de computador. Estes foram criados com o intuito de motivar a criança e permitir que esta adquirisse várias competências ao seu ritmo, tendo em conta as suas especificidades e caraterísticas. Após o processo de intervenção foram avaliados os resultados e estes mostraram que houve uma evolução no número de competências adquiridas pelas crianças, especificamente na leitura, na diminuição do número de erros, na escrita, nos fatores psicomotores (lateralidade, estruturação espácio-temporal, motricidade fina e global) e na motivação para a leitura e escrita. Estes resultados sugerem que a utilização dos jogos de computador na intervenção pode promover a aprendizagem e a e motivação face às tarefas de leitura e de escrita.