Browsing by Author "Nobre, Rui Daniel Ribeiro"
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- A visão e a voz do diretor: a construção do seu projeto de IntervençãoPublication . Nobre, Rui Daniel Ribeiro; Dias, MarianaO lugar que a escola ocupa na sociedade tem vindo a oscilar entre uma estratégia de controlo e a tentativa de descentralizar a gestão, incrementando a sua autonomia (Bolivar, 2000). Estas alterações, aliadas à importância do papel interventivo dos diretores na organização escolar e sua gestão, motivou a elaboração deste trabalho de investigação que tem como tema a análise dos projetos de intervenção de diretores de agrupamentos de escolas, elaborados na sequência da publicação do decreto-lei n.º 75/2008, de 22 de abril. Estes projetos de intervenção dos diretores, poderão constituirse como estratégias importantes na construção de um cidadão ativo e participativo na sociedade. A metodologia de trabalho proposta nos projetos de intervenção pode funcionar como condição para aprender mais e melhor e não apenas como instrumento de seleção e de exclusão. Uma estratégia que permita criar bases para a colaboração entre os diferentes atores da comunidade educativa, promover o espírito de entreajuda entre os elementos da sua comunidade e a tomada de consciência coletiva dos saberes. Desta forma as dimensões analíticas exploradas abrangem a gestão e autonomia das escolas como representações da democracia no espaço escolar, a direção escolar e a liderança como bases fundamentais na partilha de responsabilidades dentro de uma organização. Este trabalho de natureza qualitativa, segue uma linha interpretativa com recurso a uma metodologia de estudo de caso e foi realizado com a participação de três diretores de agrupamentos de escolas do ensino básico com recurso a entrevistas semiestruturadas e análise documental dos respetivos projetos de intervenção e projetos educativos. As conclusões deste trabalho encaminham para a existência de pontos de vista semelhantes entre os três participantes nas suas conceções educativas, nas metodologias seguidas para a elaboração dos seus projetos de intervenção e nas dificuldades sentidas na sua concretização. Destaca-se, contudo, algum “desinteresse” pelo projeto de intervenção pós-eleição para o cargo que cada um desempenha, apesar de um grande compromisso nas funções que realizam. Os documentos de referência nem sempre refletem, com profundidade e de forma articulada, o sentido da sua intervenção.