Browsing by Author "Neves, Joana Alexandra Lopes das"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As potencialidades da imagem como recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentesPublication . Neves, Joana Alexandra Lopes das; Dias, AlfredoA apresentação do presente relatório surgiu no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no plano de estudos do Mestrado do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à sua finalização. Neste é apresentado um estudo realizado em dois contextos socioeducativos distintos, no ano letivo 2015/2016, no 1.º e do 2.º Ciclo, em duas turmas do 5.º e 3.º ano de escolaridade, respetivamente. Tendo em conta as características dos alunos de ambos os contextos, foi possível definir uma problemática comum que orientou o estudo que aqui se apresenta, centrado na utilização da imagem enquanto recurso didático no desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes. Assim, a partir do estudo concretizado pretendeu-se compreender quais as potencialidades das imagens e de que forma é que estas possibilitam a promoção de aprendizagens no âmbito da História e da Geografia. A metodologia considerada para o estudo aproxima-se do paradigma da metodologia da investigação-ação e o quadro teórico mobilizado corresponde aos conceitos e conceções que justificam a imagem enquanto recurso didático, que explicitam o que é esperado de um aluno histórica e geograficamente competente e, por fim, que explicam o contributo das imagens para o desenvolvimento dessas competências. Quanto aos resultados obtidos, determinou-se que as imagens apresentam três potencialidades no processo de ensino e aprendizagem da História e da Geografia, sendo elas: (i) motivar os alunos para as aprendizagens; (ii) desenvolver o pensamento crítico e (iii) potenciar a descoberta das intencionalidades expressas pelos signos linguísticos e icónicos. Após a análise destes resultados, concluiu-se que as potencialidades associadas à imagem enquanto recurso pedagógico podem dar um relevante contributo para a formação de alunos histórica e geograficamente competentes.