Browsing by Author "Neves, Ana Catarina Patriarca"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da área das ciências em educação pré-escolar às estratégias de exploração: Relatos de uma prática educativaPublication . Neves, Ana Catarina Patriarca; Pereira, MónicaO presente relatório evidencia a intervenção e pesquisa realizada num jardim de infância que a partir de um plano de ação, refletido e fundamentando, contribuiu para aprofundar conhecimentos sobre a área das ciências em educação pré-escolar e para o meu próprio desenvolvimento profissional. Neste sentido a Prática Profissional Supervisionada II decorreu numa escola pública no distrito de Lisboa, com um grupo de vinte e cinco crianças, treze rapazes e doze raparigas, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. A problemática da pesquisa emergiu na fase inicial do estágio, a partir da constatação de que as crianças raramente exploravam a área das ciências. Neste sentido, realizei uma investigação qualitativa, sobre a própria prática, com o objetivo de compreender a perceção das crianças e da educadora sobre a área das ciências, bem como, de identificar as estratégias que contribuem para a exploração de materiais e para o desenvolvimento de capacidades investigativas. Para a recolha de dados foram utilizadas várias técnicas, como a observação participante e não participante, a entrevista à educadora e a seis crianças e consulta documental. Ao longo da pesquisa identifiquei algumas estratégias que contribuíram para a promoção dos objetivos descritos anteriormente, nomeadamente: alargar oportunidades de exploração na área das ciências, introduzir novos indutores/materiais no espaço da área das ciências, implementar atividades que vão ao encontro dos interesses e gostos do grupo, proporcionar tempo e espaço às crianças para explorarem os materiais. No que se relaciona com a perceção das crianças sobre a área das ciências, as informações recolhidas indicam que, inicialmente, as crianças atribuíam um único propósito a esta área, a exploração de animais. Após a intervenção educativa, as crianças reconheceram outras possibilidades de exploração sobre outros elementos que as rodeiam. A educadora destaca a importância da área das ciências, sobretudo para as crianças descobrirem o mundo que as rodeia.