Browsing by Author "Nakamura, Kelly"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relação professor-aluno como fator para o aprimoramento técnico da técnica de dança clássica, no quarto e no quinto ano do ensino artístico especializado da dança, da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Nakamura, Kelly; Graça, CristinaO presente relatório de estágio resultou da prática de lecionação na disciplina de Técnica Dança Clássica na Escola Vocacional de Dança Caldas da Rainha, no ano letivo 2021/2022. Durante o trabalho desenvolveram-se várias abordagens e estratégias pedagógicas, tendo em vista fomentar a confiança do aluno, utilizando diversos métodos para reforçar principalmente a relação interpessoal professor/aluno, levando-o a desenvolver autoconfiança e consequentemente atingir uma evolução técnica mais consistente. O estudo reuniu, através da metodologia de investigação-ação, estratégias e conceitos relacionados com a prática do docente numa constante reflexão sobre a melhor abordagem pedagógica a utilizar, consoante o grupo e/ou o aluno. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se a diário de bordo, grelhas de observação, inquérito por questionário, gravação de vídeo e entrevista de grupo. Os alunos envolvidos no estágio perfaziam um total de trinta e dois alunos: dezasseis alunos do quarto Ano e dezasseis alunos do quinto ano do Ensino Vocacional em Dança que correspondem, respetivamente, ao oitavo e ao nono ano do terceiro ciclo do Ensino Básico. Dessa forma, embora ambiciosa, a meta que se pretendeu atingir foi a de conseguir estimular a motivação do indivíduo, na sua formação académica vocacional em dança, com a finalidade de aprimorar a sua técnica, efetivando a sua aprendizagem com uma abordagem positiva, incitando-lhe um sentimento de liberdade, desprovido de pré-julgamentos, tendo como ideia-base a de lhe permitir consciencializar-se de que fará uma evolução significativa evolução. Os resultados técnicos revelaram a eficácia da abordagem pedagógica na concretização do aprendizado, obtendo alunos mais autoconfiantes e com um maior entendimento nos elementos técnicos trabalhados.