Browsing by Author "Mota, Mariana Correia Pires da"
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- Um consumo sem desperdícios em Portugal: características e motivaçõesPublication . Mota, Mariana Correia Pires da; Miranda, Sandra Marisa LopesComo consequência de uma sociedade extremamente consumista, e em constante crescimento, a humanidade vive em défice ecológico desde a década de 70, consumindo anualmente mais recursos do que aqueles que a Terra consegue regenerar nesse mesmo período. Desde então, e com o desenrolar da Era da Informação, tem-se testemunhado uma crescente consciencialização dos consumidores para esta e outras problemática relacionadas, sobretudo, com o ambiente, bem como o surgimento de um materialismo sustentável. Na prática, estes têm-se traduzido em mudanças comportamentais, novos hábitos de consumo e novos estilos de vida, mais sustentáveis e menos consumistas. O mais recente paradigma de consumo surge inspirado na filosofia Zero Waste, e tem como objetivo principal a redução da produção de desperdícios e resíduos. Sendo este um tipo de consumo relativamente recente, a literatura cientifica sobre o mesmo é praticamente inexistente. Neste sentido, o presente trabalho procurou contribuir para um maior conhecimento sobre este tipo de consumo sustentável, sem desperdícios, em Portugal, identificando as principais características do mesmo e preocupações a si subjacentes, as motivações que estimulam esta prática, e ainda identificar o perfil do consumidor Desperdício Zero português. Pretendendo-se que os resultados refletissem o máximo possível a realidade nacional, esta investigação recorreu a uma metodologia mista, através da realização de entrevistas semiestruturadas e um inquérito por questionário online. A primeira técnica contou com a participação de três especialistas da área, e a segunda foi aplicada a uma amostra de conveniência (N=210), composta apenas por indivíduos que reconhecem praticar, ou procuram praticar, um consumo sem desperdícios. Ao se confrontar os resultados de ambas as técnicas, foi possível identificar uma série de características deste tipo de consumo, novos hábitos que os seus praticantes adotaram na sua vida, e diversas motivações para um consumo Desperdício Zero, sendo que se constatou que os principais estímulos para os consumidores portugueses são de ordem ambiental, social e económica. Foi ainda possível concluir que o perfil deste consumidor se encontra alinhado com outros perfis de consumidores sustentáveis já estudados.