Browsing by Author "Moreno, Mariana Oliveira"
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- A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridadePublication . Moreno, Mariana Oliveira; Rodrigues, MargaridaO presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, lecionada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. O relatório encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, são apresentadas, sucintamente, as práticas desenvolvidas no 1.º CEB, numa turma de 3.º ano, e no 2.º CEB, no 5.º e no 6.º anos. É ainda realizada uma análise comparativa entre os dois contextos. A segunda parte do relatório diz respeito ao estudo desenvolvido no 1.º CEB. Este teve como problemática A importância do cálculo mental: Estratégias utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade. O estudo realizado tem como objetivo compreender as estratégias de cálculo mental, envolvendo números naturais e frações, utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade. Com o intuito de dar resposta à problemática, foram definidas as seguintes questões de investigação: (i) Quais as estratégias de cálculo mental, envolvendo números naturais, utilizadas pelos alunos do 3.º ano de escolaridade?; (ii) Quais as estratégias de cálculo mental, envolvendo frações, utilizadas pelos alunos do 3.º ano de escolaridade? e (iii) Como evoluem os alunos na utilização das estratégias de cálculo mental? O estudo realizou-se com a análise das estratégias utilizadas nas quatro tarefas propostas ao grupo de investigação. Em suma, os dados recolhidos permitem observar que os alunos recorrem, maioritariamente, às estratégias aditivas, multiplicativas da decomposição, multiplicativas de compensação, multiplicativa de relação entre as operações e as estratégias multiplicativas para frações como operadores. No que diz respeito à evolução das estratégias utlizadas pelos alunos, evidencia-se que três alunos mantiveram um trabalho constante (dois com maior recurso a estratégias multiplicativas e um outro com maior utilização de estratégias aditivas), e que três alunos apresentaram alguma evolução, passando a recorrer a estratégias mais complexas.