Browsing by Author "Moreira, Camila Izabel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Moreira, Camila Izabel; Graça, CristinaO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP) inserido no curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED - 7ª edição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). O estágio decorreu na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa (EADCN), durante o ano lectivo de 2018/2019, na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). O estágio teve com principal objetivo valorizar a consciência corporal com base no método Vianna , qual promove a atitude consciente como suporte para a especialização do movimento, acreditando que a dança deve acontecer de ‘dentro para fora’. O grupo de estudo contemplou cinco alunos da turma do 2º ano do 2º ciclo do Curso de Ensino Especializado em Dança. Os alunos encontravam-se na faixa etária de início da adolescência, altura em que começa a transição corporal e mental para a vida adulta. A pesquisa foi realizada com base na metodologia investigação-ação, tendo-se desencadeado um processo auto avaliativo por parte da estagiária no decorrer do processo. Recorreu-se a métodos qualitativos para a recolha de dados, tendo-se usado como suporte as tabelas de observação, diário de bordo, apoio de vídeo gravação e entrevista. Os resultados e conclusões do estágio realçam a importância do auto-entendimento dos alunos, de forma a criarem uma proximidade com os seus corpos que os leve à tomada de consciência das facilidades e dificuldades das suas funções corporais. Conclui-se, assim, que a utilização do método Vianna permitiu aos alunos desenvolverem uma maior autonomia e aproveitamento durante a aprendizagem de uma técnica codificada, como é o caso da Técnica de Dança Clássica.