Browsing by Author "Moreira, Alda Rodrigues"
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- A educação inclusiva na escola – as interações entre os alunosPublication . Moreira, Alda Rodrigues; Silva, Francisco Vaz daO presente relatório insere-se o âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico. Numa primeira fase, este trabalho tenciona descrever e analisar reflexivamente o período de observação, intervenção e de avaliação pedagógica desenvolvidos nos contextos de 1.º e do 2.º CEB. No 1.º CEB a prática de ensino supervisionada desenrolou-se numa turma de 2.º ano de escolaridade, numa instituição de ensino privada, localizada na grande Lisboa. Já no 2.º CEB decorreu numa instituição de ensino pública, situada na área metropolitana e Lisboa, numa turma de 6.º ano de escolaridade. Numa segunda fase, este relatório incorpora um estudo, realizado no contexto da mesma unidade curricular, intitulado “A educação inclusiva na escola – as interações entre os alunos”. Este estudo incide na análise das interações ente pares, na turma do 1.º CEB onde foi realizada a prática de ensino supervisionada. Esta temática acarreta uma grande importância para a autora, uma vez que a participação em contextos inclusivos tem sido bastante frequente, considerando os seus princípios muito interessantes e desafiadores. Os objetivos que se encontram na base deste estudo enumeram por: (i) Caraterizar as interações entre pares na turma, (ii) Comparar as perspetivas dos alunos com a dos professores sobre relações entre pares, (iii) identificar as estratégias de ensino utilizadas pelo professor, na sala de aula, que promovem uma relação positiva entre pares. Em concordância com o objeto do estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas, como técnica de recolha de dados. Para o tratamento dos dados recorreu-se à análise de conteúdo pormenorizada de cada entrevista realizada. Também foi utilizada a observação direta, participante e não participante, mas de uma forma menos significante. Com a análise dos resultados é possível concluir que os alunos da turma em questão interagem entre si, estabelecendo redes sociais e, consequentemente, relações de amizade. Relativamente ao aluno diagnosticado com perturbações do espectro do autismo, este encontra-se incluído no grupo turma e é evidente uma relação de amizade recíproca com os colegas.
