Browsing by Author "Monteiro, Sara Andreia Ali"
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- Atitudes dos alunos de 2º ciclo para com a matemáticaPublication . Monteiro, Sara Andreia Ali; Rodrigues, MargaridaO presente relatório surge no âmbito das intervenções pedagógicas realizadas numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em duas turmas de 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, inclui-se também uma investigação realizada nas duas turmas de 6.º ano supramencionadas em que se pretende estudar quais são as Atitudes destes alunos para com a Matemática. Neste sentido, pretende-se com este estudo conhecer as Atitudes dos alunos do 2.º ciclo para com a Matemática antes e após o período de intervenção, de modo a compará-las e a compreender que aspetos da intervenção podem ter influenciado eventuais mudanças de atitude. Para tal, optou-se por uma metodologia quantitativa, e como método de recolha de dados foram aplicados questionários antes e após o período de intervenção, assim como foram realizadas entrevistas aos alunos que mais diferenças mostraram entre estes períodos. Ao analisar os dados recolhidos, foi possível verificar que os alunos destas turmas antes do período de intervenção tinham uma Atitude positiva para com a Matemática. Não obstante, no final do período de intervenção, embora não se tenha verificado uma diferença significativa na Atitude dos alunos para com a disciplina, em termos gerais o grupo evoluiu no que diz respeito a este domínio. O principal aspeto referenciado pelos alunos para a diferença verificada nas suas atitudes prende-se com o facto de durante o período de intervenção estarem mais professoras presentes dentro da sala de aula, fornecendo mais apoio aos alunos. Por outro lado, outra das razões apontadas pelos alunos para esta evolução está relacionada com o tipo de atividades que foram desenvolvidas em sala de aula durante o período interventivo – atividades exploratórias com recurso a materiais manipuláveis – deste modo, os alunos afirmaram que este tipo de atividades representa uma motivação extra para que estes trabalhem a Matemática na sala de aula.
- As atitudes dos alunos para com a Matemática: Um estudo em duas turmas do 6.º ano do Ensino BásicoPublication . Monteiro, Sara Andreia Ali; Rodrigues, MargaridaO presente artigo irá incidir sobre um estudo realizado ao longo do ano letivo de 2017/2018, no âmbito da “Prática de Ensino Supervisionada II” do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como objetivo conhecer as atitudes dos alunos de uma turma do 6.º ano do ensino básico para com a Matemática antes e após o período de intervenção, de modo a compará-las e a compreender que aspetos da prática interventiva podem ter influenciado eventuais mudanças de atitude. Para tal, optou-se por uma metodologia quantitativa e, como método de recolha de dados, foram aplicados questionários, com itens fechados e abertos, antes e após o período de intervenção, assim como foram realizadas entrevistas aos alunos que mais diferenças mostraram entre estes dois períodos. Embora não se tenha verificado uma diferença significativa nas atitudes dos alunos para com a disciplina, em termos gerais o grupo evoluiu no que diz respeito a este domínio. Os resultados, para além de mostrarem que os alunos se sentem mais apoiados quando estão mais professoras presentes na sala de aula, também evidenciam que o tipo de atividades que foram desenvolvidas durante o período de intervenção – atividades exploratórias com recurso a materiais manipuláveis – constitui uma motivação extra para que os discentes se envolvam no trabalho matemático em sala de aula.
