Browsing by Author "Monteiro, Rita Miranda"
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- Relevância da experiência sensorial do consumidor em lojas de roupa físicasPublication . Monteiro, Rita Miranda; Luz, CristinaA criação de experiências diferenciadoras e envolventes constitui-se hoje como uma necessidade imperativa para o sucesso das marcas. Como tal, atualmente a experiência deve estar no centro de todas as estratégias de marketing, dada a sua capacidade de transportar as marcas para a vida dos consumidores. Foi com a perda de influência do marketing tradicional que começaram a surgir novas formas de comunicação, como o marketing sensorial, o qual através da estimulação dos sentidos, veio possibilitar a envolvência dos consumidores com as marcas e os seus produtos. Tendo em conta o seu potencial como palco de estímulos associados ao produto e/ou à marca, o retalho é um território de excelência para a criação de experiências. Deste modo, os retalhistas devem ter a preocupação de colocar ao dispor do consumidor um conjunto de estímulos sensoriais, dada a sua importância para a experiência. É nesta conjuntura que se insere a presente investigação a qual, conduzida a partir da questão de partida “Das experiências sensoriais desencadeadas em lojas de roupa físicas, quais os aspetos mais relevantes para o consumidor?”, possibilitou uma melhor compreensão da influência dos estímulos sensoriais – táteis, aromas, músicas, cores, iluminação, disposição e arrumação dos produtos – para a experiência e decisão de compra do consumidor, temática que ainda carece de investigação a nível nacional. Construído com base num método quantitativo e sustentado na aplicação de questionários online foram alcançadas 460 respostas que permitiram ratificar a influência dos estímulos sensoriais para a experiência em lojas de roupa, concluindo-se que todos os estímulos participam para a experiência, embora com importância variável. Neste contexto, os sentidos do tato e da visão surgem como os mais relevantes, por comparação com o olfato e a audição. Por outro lado, a forma de utilização dos estímulos nas lojas influencia significativamente a resposta dos consumidores, o que recomenda uma gestão adequada dos mesmos estímulos por parte dos retalhistas.