Browsing by Author "Monteiro, Helena Rita dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contact Improvisation como uma possibilidade metodológica na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea com alunos de 5º ano da Escola de Dança do Orfeão de LeiriaPublication . Monteiro, Helena Rita dos Santos; Marques, Ana SilvaO presente Relatório de Estágio foi elaborado com base no trabalho desenvolvido durante o Estágio curricular referente ao Mestrado em Ensino de Dança, com aplicação prática na Escola de Dança do Orfeão de Leiria – Conservatório de Artes, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com uma turma de 5º ano do Curso Básico de Dança, no ano letivo de 2015/ 2016. A temática do Estágio decorre da análise do Plano de Estudos do Curso Básico de Dança, dado que o mesmo não prevê uma continuidade do desenvolvimento de noções corporais, espaciais, relacionais e de estrutura coreográfica, iniciado no 2º ciclo na disciplina de Expressão Criativa. Consequentemente, tornou-se relevante o recurso a exercícios de Contact Improvisation, aliados à Técnica de Dança Contemporânea, de forma a ampliar os conhecimentos dos alunos relativamente à improvisação e ao contacto físico, sem descurar da Técnica e dos conteúdos programáticos propostos. No desenvolvimento do Estágio, foram abordadas as técnicas de Contact Improvisation, que visaram o enriquecimento das capacidades técnico-artísticas dos alunos, nomeadamente das suas competências de exploração de movimento individual, de noção espacial e interação grupal, com a finalidade de promover um contacto físico mais coerente e complexo. As tarefas criativas desenvolvidas realizaram-se de forma dinâmica, adaptativa e visando continuamente a integração dos objetivos pré-definidos, tendo proporcionado o desfecho positivo expectável. A presente investigação empírica pretende comprovar as potencialidades da utilização do Contact Improvisation no desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, através da utilização da metodologia da Investigação-Ação, de carácter qualitativo. A metodologia utilizada baseou-se na Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, bem como em instrumentos de recolha de dados, como as Escalas de Medida, os Diários de Bordo e os Registos Audiovisuais.