Browsing by Author "Monteiro, Andreia Joana Sousa Carvalho"
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- Representações dos profissionais de educação sobre o seu papel no brincar em crianças com desenvolvimento atípicoPublication . Monteiro, Andreia Joana Sousa Carvalho; Nunes, ClarisseBrincar é uma atividade ancestral, essencial e vital para o desenvolvimento humano especialmente nas primeiras idades. As crianças são especialistas nesta atividade, através da qual constroem as suas culturas e se relacionam com o mundo exterior. A investigação científica tem vindo a demonstrar que a criança através do brincar desenvolve as suas capacidades cognitivas, motoras, linguísticas e sócio-afetivas. E este comportamento torna-se ainda mais importante em crianças que apresentam alguns comportamentos que se distanciam e se diferenciam dos descritos como típicos em comparação com o desenvolvimento da maioria das crianças. Cabe assim, aos profissionais de educação através da implementação de boas práticas promover o brincar nos diversos contextos educativos de forma a que as crianças com desenvolvimento atípico não se privem desta atividade. Este estudo pretende conhecer e perceber por um lado, o lugar que o brincar assume nos documentos nacionais e internacionais de referência para a infância e, por outro as representações dos profissionais de educação sobre o seu papel no brincar em crianças com desenvolvimento atípico, bem como identificar estratégias que estes consideram utilizar nas suas práticas. Para tal desenvolveu-se um estudo que se enquadra no paradigma qualitativo, na modalidade de estudo exploratório tendo participado no estudo oito profissionais de duas regiões urbanas do país: Lisboa e Porto. A recolha de dados envolveu o recurso a duas técnicas: a pesquisa documental e a entrevistas semiestruturadas. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo. No que diz respeito ao lugar que o brincar ocupa nos documentos nacionais e internacionais relacionados com a infância verificou-se que este é considerado como um direito de qualquer criança, e nos documentos orientadores da prática educativa verificou-se a existência de orientações para a implementação de práticas que promovam o brincar em contextos educativos. Os resultados obtidos sugerem que os profissionais de educação consideram o brincar como uma atividade importante no desenvolvimento da criança e que este tem um papel preponderante em crianças com desenvolvimento atípico, sendo um meio privilegiado de aprendizagem. Contudo, verificou-se que as limitações que as crianças com desenvolvimento atípico apresentam altera a forma de brincar e o tipo de brincadeiras que desenvolvem. No que se refere ao papel que os profissionais de educação consideram ter no brincar com crianças com desenvolvimento atípico verificou-se que cabe ao adulto potenciar o brincar quer como parceiro quer como orientador. No que se refere às estratégias utilizadas pelos profissionais de educação para promoverem o brincar em crianças com desenvolvimento atípico é possível aferir que utilizam o brincar em todos os contextos e em todas as atividades, organizando o espaço e dos materiais em função das características do grupo e das crianças.