Browsing by Author "Monteiro, Ana Isabel Gonçalves"
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- Práticas parentais positivas: uma intervenção baseada no modelo relacional touchpointsPublication . Monteiro, Ana Isabel Gonçalves; Fuertes, MarinaO presente estudo de investigação-ação, baseado no Modelo Relacional Touchpoints de Brazelton, tem como objetivo geral averiguar qual o impacto de uma intervenção em famílias em que existem crianças com Necessidades Específicas de Saúde, Educação ou Desenvolvimento. O projeto de investigação é composto por três fases: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. Em primeiro lugar, tem início a investigação diagnóstico pré-intervenção, numa amostra de quatro famílias. Para o efeito, são caracterizadas as necessidades parentais (Dunst & Trivette,1988), forças, recursos e necessidades (Coimbra, Ferreira & Cabral, 2016), inventariadas as rotinas (Coimbra, Ferreira & Cabral, 2016) e recolhida a anamnese. Numa segunda fase, é desenvolvido um plano de autoformação da investigadora participante em Práticas Reflexivas Touchpoints, baseada na própria prática. Posteriormente, a investigadora, como moderadora das famílias, desenvolve três sessões de Práticas Reflexivas baseadas no modelo referenciado, tendo em conta a análise dos instrumentos anteriores. Numa terceira fase, são novamente aplicados os instrumentos da pré-intervenção, seguida de um questionário de satisfação. Após a sua análise, são realizados alguns estudos comparativos entre a pré-intervenção e a pós-intervenção, nomeadamente o estudo comparativo das mudanças nas forças, necessidades e recursos das famílias; o estudo comparativo das rotinas parentais das famílias; o estudo da satisfação das famílias com a experiência do grupo de pais e o estudo das mudanças da prática, valores e atitudes da educadora participante após a formação em Práticas Reflexivas Touchpoint. Os resultados obtidos indicam-nos mudanças positivas nas rotinas parentais das famílias e da educadora participante. Apesar da breve intervenção observam-se pequenas evoluções no seu comportamento. Estas mudanças alicerçadas numa intervenção baseada no modelo relacional Touchpoints, traduzem-se numa melhoria do bem-estar da família e numa resposta mais informada e confiante, que por sua vez, pode ter um impacto significativo no desenvolvimento infantil.