Browsing by Author "Monjardino, Ana Sofia Veringer"
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- Salas heterogéneas, interações sociais e aprendizagemPublication . Monjardino, Ana Sofia Veringer; Toledo, LeonorO presente documento relata a trajetória da prática e a investigação realizadas no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II). Esta prática decorreu em valência de pré-escolar, com um grupo de 72 crianças com idades compreendidas entre os 2 e 6 anos de idade, numa organização que se orienta pela estruturação dos tempos e dos espaços através da escolha livre das salas de atividades, numa visão de criança como sujeito ativo e que promove a aprendizagem por meio da interação entre pares. Este relatório apresentará a caracterização do contexto socioeducativo e as intenções educativas que delineei para a minha prática, bem como as suas avaliações. Alinhada às especificidades da organização socioeducativa, a problemática da investigação intitulada “salas heterogéneas, interações sociais e aprendizagem” visa mostrar, de forma qualitativa, através de um estudo caso, as contribuições oferecidas por uma sala heterogénea em termos etários, no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, mediante as conceções das educadoras de infância e das observações feitas em contexto de prática. Os objetivos são: i) conhecer a perspetiva dos educadores de infância em relação à organização em grupos heterogéneos; e ii) identificar estratégias pedagógicas para a promoção destas mesmas interações, a fim de compreender os benefícios e os desafios inerentes ao trabalho com grupos heterogéneos na educação de infância. Os resultados obtidos evidenciam que as salas heterogéneas são um ambiente potente, podendo proporcionar oportunidades de comunicação, interação e colaboração entre as crianças, permitindo às crianças mais velhas mostrar competências sociais e comunicativas, de liderança, de responsabilidade e cuidado, aumentando a sua autoestima; e às crianças mais novas uma aprendizagem e modelação de comportamento, estímulos cognitivos e linguísticos e o desenvolvimento socioemocional e motor. Embora tenha estas vantagens, este tipo de salas apresenta desafios para o educador tais como a monitorização, o planeamento, a avaliação e a gestão do grupo. O último capítulo do relatório debruça-se sobre a construção da profissionalidade docente, refletindo sobre o tipo de educadora que desejo ser daqui para frente, tendo em conta a minha aprendizagem no Mestrado e as experiências vividas na prática.