Browsing by Author "Moniz, Liliana Canhas"
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- A decisão democrática e a participação numa sala de jardim de infânciaPublication . Moniz, Liliana Canhas; Lino, Dalila; Rosa, JoãoEste relatório contém uma análise reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada – Módulo II do Mestrado em Educação Pré-escolar, desenvolvido em contexto de um Jardim de Infância (JI) público, com um grupo de vinte e três crianças com 5 anos de idade. O presente relatório carateriza o contexto socioeducativo, a equipa educativa, as crianças, as famílias e as intenções que delineei para a minha ação educativa. Foi também realizado um estudo sobre as formas de decisão democrática e de participação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa que teve os seguintes objetivos: (i) identificar as estratégias que a educadora implementa para promover a democracia; (ii) conhecer as conceções das crianças sobre o processo de tomada de decisões; e (iii) compreender se a prática da democracia no JI, influencia o desenvolvimento da cidadania das crianças. Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, consulta documental, notas de campo e entrevistas realizadas à educadora e às crianças. Foi possível verificar que, devido a uma prática continuada e sistemática da educadora que privilegia processos de tomada de decisão envolvendo o escrutínio direto das crianças, estas valorizam e exercitam esses processos para resolver escolhas ou desacordos, aprendendo assim sobre si, enquanto cidadãos. Conclui-se que a prática democrática, um instrumento educacional relevante, contribui diretamente para a aprendizagem da participação e cidadania das crianças. Por fim, é apresentada uma reflexão sobre a importância da Prática Profissional Supervisionada na construção da minha profissionalidade, e sobre o contributo da experiência democrática no jardim-de-infância como um instrumento de participação das crianças.