Browsing by Author "Mestre, Catarina Correia"
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- As conceções e a importância do brincar: um estudo no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Mestre, Catarina Correia; Tomás, CatarinaO presente relatório final emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. O plano de estudos contempla a realização de duas PES, uma no 1.º e outra no 2.º CEB e, na sua sequência, a elaboração de uma investigação que teve como problemática As conceções e a importância do brincar no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o desenvolvimento da investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa e a opção por três técnicas de recolha de dados: a observação, os grupos focais e a fotografia. A análise foi estruturada em quatro dimensões: (i) exploração do conceito de brincar, (ii) reflexão sobre a importância do brincar, (iii) interação social e brincadeiras, e (iv) impacto do brincar na vida diária das crianças. As fotografias mostraram que a maioria das crianças participa em atividades estruturadas e definidas pelos adultos fora de casa, com poucas oportunidades para brincadeiras livres. As observações durante A PES revelaram que, nos momentos de acolhimento, recreio e almoço, as crianças tinham a possibilidade de brincar livremente, mas sempre sob supervisão dos adultos. O grupo focal forneceu informações sobre as conceções das crianças sobre o brincar, destacando que é visto como uma atividade divertida e essencial para a socialização e alívio do stress diário. As crianças valorizam o brincar ao ar livre e consideram os intervalos escolares suficientes para se divertirem. A interação social durante as brincadeiras é importante, com a escolha dos pares baseada na confiança e no vínculo familiar. No entanto, apesar de reconhecerem a felicidade associada ao brincar, as crianças também reconhecem o seu ofício de aluno, destacando que as experiências de aprendizagem são igualmente divertidas e enriquecedoras.
