Browsing by Author "Mesquita, Andrea Lamego"
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- Arquitetura e dança: uma práxis criativa no âmbito da disciplina Formação em Contexto de Trabalho do 1º ano do curso de Intérprete de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola ProfissionalPublication . Mesquita, Andrea Lamego; Marques, Ana SilvaO presente Relatório Final de Estágio, elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, foi concretizado com base no Estágio profissionalizante inerente ao curso, com aplicação prática nos módulos de Oficina de Dança e Formação em Contexto de Trabalho do 1º ano do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea do Balleteatro Escola Profissional, no ano letivo de 2014/2015 e teve como foco de estudo o desenvolvimento do processo criativo dos alunos na realização e concretização das suas tarefas exploratórias e produtos coreográficos Partindo de uma pesquisa e reflexão dos principais conceitos envolvidos neste estágio e que sustentam os seus objetivos, foram traçadas um conjunto de estratégias metodológicas/pedagógicas assentes na articulação de duas áreas de conhecimento e de produção artística: Arquitetura e Dança, em que se considerou que os conceitos definidores da arquitetura são estímulos propiciadores à criação e materialização de movimento de um processo de composição coreográfica e consequentemente um produto artístico de Dança. No decorrer do estágio, a planificação e definição de exercícios/tarefas realizaram-se de uma forma dinâmica em constante adaptação e integração dos objetivos propostos. O estágio fundamentou-se em uma abordagem qualitativa e sustentou-se nas premissas da investigação-ação, através da conceção e aplicação dos seguintes instrumentos: observação indireta e direta; grelhas de observação e de avaliação (fim aberto, semiaberto e fechado); diário de bordo; registo audiovisual, com os quais se procedeu de forma sistematizada à recolha e tratamento dos dados o que implicou uma constante reflexão e ação subsequente. Desta forma, foi possível determinar a metodologia assente na conexão de duas áreas de produção artística, aplicada no âmbito da disciplina de Formação em Contexto de Trabalho, em que se pretendeu compreender o contributo das mesmas no processo de ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento do processo criativo e nos produtos coregráficos dos alunos. No finalizar de todas as etapas, tal como o previsto, foi consolidada e apresentada ao público uma obra de criação coreográfica intitulada “Atmosferas, Ambiências Arquitetónicas”.