Browsing by Author "Menem, Ana Catarina Monteiro Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Quem é amigo brinca com os outros” (Micael). A amizade entre crianças num Jardim de InfânciaPublication . Menem, Ana Catarina Monteiro Rodrigues; Tomás, Catarina AlmeidaO presente relatório resulta da realização da Prática Profissional Supervisionada (PPS) na valência de Jardim de Infância (JI), no âmbito da obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, e espelha todo o trabalho desenvolvido no decorrer da mesma. Este trabalho contempla duas dimensões: (i) a descrição e análise do trabalho pedagógico desenvolvido entre 01 de outubro de 2018 até 21 de janeiro de 2019 na sala 2 de um jardim de infância público; e (ii) a componente investigativa, que emergiu de uma observação cuidada e atenta em relação ao contexto socioeducativo onde estive inserida, centrada nas conceções das crianças sobre a amizade e as interações que estabeleciam entre si. Esta temática procurou, ainda, ajudar-me e, à equipa educativa, a estabelecer a relação entre estas interações e a valorização e adequação da prática pedagógica na promoção de comportamentos sociais entre as crianças. Desta forma, apresento um estudo de caso exploratório de natureza qualitativa – “Quem é amigo brinca com os outros” (Micael): A amizade entre crianças num Jardim de Infância”. A análise dos dados obtidos em prol da presente investigação permite assegurar uma clara relação entre a noção de amigo/a e a manifestação de comportamentos sociais entre crianças, tais como: cooperação, entreajuda, reconhecimento, partilha, entre outras e, com igual relevância, o ofício de brincar, no qual a(s) criança(s) associam os/as amigos/as a parceiros ativos e assíduos de brincadeiras, dentro e fora da sala de atividades. A noção de não ser amigo/a é associada à ausência de comportamentos sociais, incapacidade de regular emoções, ouvir o outro e comportamentos agressivos – conflitos físicos e verbais. Destaca-se, finalmente, o papel crucial da ação das adultas da sala na promoção da coesão do grupo e no reconhecimento, pelas crianças, como fazendo parte desse grupo.