Browsing by Author "Mendes, Thomas Rui Margarido"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de persuasão em apps de apostas desportivas: estudo de caso PlacardPublication . Mendes, Thomas Rui Margarido; Antunes, Ana Cristina CoelhoAtualmente, qualquer indivíduo está exposto a uma panóplia de agentes persuasores que podem assumir as mais variadas formas, entre as quais, sob a forma de aplicação móvel. O conceito de tecnologia persuasiva continua a gerar discórdias e diversas opiniões, tanto do lado do emissor, ao configurar um sistema persuasivo, como do lado do recetor, responsável por aceitar e incutir as iniciativas persuasivas. Tendo como estudo de caso a aplicação de apostas desportivas Placard, a presente dissertação recorre a um método misto através de recolha de dados com entrevistas semiestruturadas a responsáveis pela gestão da app e inquérito por questionário aos utilizadores da app Placard, compondo uma amostra de 70 inquiridos. Os principais resultados permitiram concluir que, por mais que uma tecnologia persuasiva seja idealizada, programada e desenhada para alterar um determinado comportamento, atitude ou crença, esta estará sempre dependente do recetor da mesma, bem como dos diferentes fatores que influenciam a sua decisão em aceitar, ou não, as intenções persuasivas. A própria plataforma persuasiva também necessita de proporcionar uma boa user experience, de forma a não ser resistida e, por sua vez, refutada.