Browsing by Author "Mendes, Diogo Afonso Neves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A rotina e os instrumentos de pilotagem do MEM no dia-a-dia de uma sala heterogénea de pré-escolarPublication . Mendes, Diogo Afonso Neves; Fuertes, MarinaO presente relatório, surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), incluído no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O principal objetivo, passa por apresentar de uma forma analítica e reflexiva, os processos de intervenção educativa e de pesquisa realizados em contexto de jardim de infância, ao longo de quatro meses com um grupo constituído por vinte e uma crianças com idade compreendidas entre os 3 e os cinco anos de idade. Na parte final, é apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da profissionalidade ao longo da formação académica. Ao longo da PPS II, foi possível observar uma cultura de participação ativa por parte das crianças na rotina da sala. Como resultado, esses momentos despertaram o meu interesse para a realização de um estudo de caso sobre a importância da rotina e dos instrumentos de pilotagem na sala onde decorria o meu estágio. Deste modo, o título intitula-se como “A rotina e os instrumentos de pilotagem do MEM no dia-a-dia de uma sala heterogénea de Pré-Escolar”. Neste sentido, o estudo realizado teve como objetivos: (i) Analisar as características do Pré-Escolar; (ii) Compreender a visão das educadoras sobre a criança; (iii) Perceber a relevância dos instrumentos de pilotagem do MEM; (iv) Analisar a integração e o desenvolvimento das crianças em salas heterógenas; (v) Compreender as conceções e estratégias da educadora de modo a promover a participação da criança. Considerando os objetivos delineados, foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa. Para a obtenção de dados, foram utilizadas diversas técnicas e instrumentos, incluindo observação direta, por meio de registo de notas de campo e um inquérito por questionário com perguntas abertas para as educadoras do Pré-Escolar. Para a análise dos dados das diversas fontes recorreu-se à análise de conteúdo. Os dados recolhidos, revelam que, os instrumentos de pilotagem ajudam no desenvolvimento das diferentes crianças que compõem as salas heterogéneas. Os instrumentos utilizados pela equipa educativa fornecem às crianças ferramentas promotoras do seu desenvolvimento.