Browsing by Author "Matos, Mariana Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de leitura e escrita num grupo de crianças dos três aos cinco anosPublication . Matos, Mariana Oliveira; Toledo, LeonorO presente relatório carateriza-se por retratar de modo reflexivo o percurso realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), que decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) numa freguesia na zona intermédia de Lisboa. O grupo era constituído por vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Este relatório está organizado de forma a refletir o processo de intervenção, a saber: a caracterização do contexto socioeducativo, que levará à definição das intenções para a ação educativa. Dele também faz parte a avaliação das intenções definidas e a forma como correu o processo de intervenção. De seguida, o relatório apresenta a investigação realizada no presente contexto, que focaliza as “Práticas de leitura e escrita num grupo de crianças dos três aos cinco anos”. Este tema surgiu a partir das observações efetuadas ao longo da prática, nas quais foi possível constatar a forma como a equipa educativa implementava as suas práticas, assim como os conhecimentos e os interesses que as crianças demonstravam sobre a leitura e a escrita e em que situações do quotidiano acontecia essa utilização. Deste modo, foram delineados quatro objetivos, os quais estão associados à atitude do adulto, à prática educativa da equipa educativa, aos conhecimentos e interesses das crianças e à forma e aos espaços em que as crianças podem fazer uso da leitura e da escrita. A metodologia utilizada foi o estudo de caso etnográfico e foram utilizadas diversas técnicas e um instrumento para a recolha e análise dos dados. As análises de resultados permitiram identificar que o papel do adulto é relevante para as crianças quando valoriza o que é feito e os progressos que vão existindo, assumindo-se como modelo e com uma atitude de apoio. A prática da equipa educativa relaciona-se com a participação das famílias e no sentido de incentivar o gosto pela leitura e escrita das crianças. Para além disso, os recursos e as estratégias utilizadas influenciam a utilização da leitura e da escrita pelas crianças. O facto de as crianças possuírem conhecimentos e interesse sobre a escrita e a leitura faz com que a equipa educativa adeque a sua prática aos interesses do grupo de crianças.