Browsing by Author "Matias, Rafaela Farinha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Rótulos ambientais e sociais no mercado português de produtos de grande consumo: produtos de alimentação e bebidasPublication . Matias, Rafaela FarinhaOs rótulos ambientais e sociais visam certificar determinado produto ou serviço quanto ao seu impacto ambiental e social, cumprindo um conjunto de requisitos sustentáveis na sua produção. O objetivo do rótulo é informar o consumidor desses mesmos requisitos e também diferenciá-lo de produtos semelhantes que não utilizam as mesmas práticas. O principal objetivo da dissertação será compreender a importância dos rótulos ambientais e sociais para a competitividade dos produtos junto dos consumidores. Para tal, a abordagem seguirá uma metodologia mista. Será utilizada uma metodologia quantitativa através de um inquérito direcionado para o consumidor com o intuito de compreender se o consumidor se encontra informado em relação aos rótulos ambientais e se essa mesma informação tem ou não influência no ato da sua compra, bem como uma metodologia qualitativa. Nesta última, será efetuada uma entrevista à Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) de modo a compreender se a preocupação com o respeito ambiental está presente nas empresas de distribuição e se o seu modo de funcionamento se alterou, nomeadamente com a presença de rótulos nos seus produtos comercializados. Com a elaboração desta dissertação, foi possível concluir que os consumidores se encontram cada vez mais motivados a alterar os seus hábitos de consumo, procurando produtos com rótulos ambientais, bem como as empresas de distribuição se encontram mais atentas em querer passar uma informação correta aos consumidores e adotar medidas mais sustentáveis nas suas práticas de negócio.