Browsing by Author "Matias, Ana Cristina Lage"
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- Potenciar a consciência fonológica de crianças pré-escolares em contexto naturalísticoPublication . Matias, Ana Cristina Lage; Rosa, JoãoEste estudo de intervenção tem como objetivo avaliar o efeito de um programa de estimulação da Consciência Fonológica no desenvolvimento metalinguístico de crianças pré-escolares. Este programa, desenhado pela investigadora, foi desenvolvido em contexto naturalístico, nas salas de atividades, pelas educadoras de infância. Os programas de intervenção em Consciência Fonológica devem ser implementados precocemente, tal como é sugerido por Capovilla e Capovilla (2000), Fernandes (2004) e Nunes (2009), dado que nesta faixa etária as crianças apresentam uma grande sensibilidade à estrutura sonora das palavras. É igualmente salientada a influência significativa na futura aprendizagem da leitura e da escrita (Silva, 2003; Lopes, 2006). Os participantes foram 60 crianças de quatro e cinco anos de idade, a frequentar um estabelecimento de ensino pré-escolar da rede pública, divididos em duas condições experimentais: a) Grupo Experimental (sujeito a um programa de estimulação em atividades de consciência fonológica; b) Grupo de Controlo (sem nenhuma intervenção). A consciência fonológica foi medida, antes e depois da intervenção através da bateria de Provas Fonológicas (Silva, 2002) adaptada por Paulino (2009). Avaliaram-se os efeitos da estimulação da consciência fonológica na capacidade das crianças fazerem: Classificação da Sílaba Inicial; Classificação do Fonema Inicial; Supressão da Sílaba Inicial; Supressão do Fonema inicial; Segmentação silábica; Segmentação Fonémica. Os resultados obtidos revelaram uma significativa superioridade das crianças do grupo experimental em todas as sub-competências medidas, quando comparadas com o grupo de controlo, à exceção da Supressão da Sílaba Inicial. Comprovou-se ainda que o efeito da intervenção era específico. Conclui-se, assim, que é possível estimular aspetos relevantes do desenvolvimento da Consciência Fonológica através de programas desenvolvidos pelas educadoras de infância, em contexto naturalístico, antes da iniciação formal à leitura e à escrita.