Browsing by Author "Martins, Sofia Vieira de Sousa Ganho da Silva"
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- Implementação de um gabinete de apoio ao desenvolvimento da criança e da famíliaPublication . Martins, Sofia Vieira de Sousa Ganho da Silva; Almeida, TiagoA Intervenção Precoce na Infância (IPI) traduz-se num conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, no âmbito da educação, da saúde e da ação social. A existência de fatores de risco ou de alterações nas estruturas e funções do corpo de uma criança, pode interferir negativamente no seu desenvolvimento, tornando-se fundamental identificar precocemente, uma vez que um diagnóstico atempado e preciso conduz a intervenções mais adequadas, específicas e adaptadas, contemplando e prevendo todos os direitos da criança e da família. Tornou-se fundamental conhecer a perceção da/os Educadoras/es de Infância (EI) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) relativamente à aquisição, ou não, de respostas atempadas de intervenção e de trabalho em equipa com crianças sinalizadas ou prestes a sinalizar para a Intervenção Precoce (IP). É igualmente pertinente investigar se a colaboração com os técnicos das Equipas Locais de Intervenção (ELI) são os suficientes para colmatar as reais necessidades da criança e suas famílias. A presente linha de investigação pretende analisar a necessidade da existência de um gabinete com uma equipa técnica (multidisciplinar), que promova um trabalho articulado que proporcione uma resposta mais integrada e eficaz, indo ao encontro da diminuição de assimetrias existentes, potenciando uma maior cobertura e deteção precoce, como consta na Portaria n.º 293/2013 de 26 de setembro. A investigação focou-se em metodologias de caráter quantitativo decorrentes da aplicação de um questionário, ao qual obtivemos 64 respostas. Os resultados indicam que os profissionais consideram fundamental a sinalização e ação atempada na prática educativa, proporcionando a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade, bem como valorizam estratégias e práticas multidisciplinares com o objetivo de maximizar o desenvolvimento infantil, promovendo a inclusão social e autonomia, garantindo um cuidado efetivo e de qualidade às crianças e suas famílias.