Browsing by Author "Martins, Joana Filipa Sousa da Fonseca"
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- As representações dos professores sobre o impacto de um projeto de Aprendizagem Socioemocional, no âmbito das Academias Gulbenkian do ConhecimentoPublication . Martins, Joana Filipa Sousa da Fonseca; Almeida, TiagoSegundo Cristóvão et al. (2017) já há inúmeros estudos que reconhecem a eficácia do impacto que os programas de Aprendizagem Socioemocional (ASE) têm no sucesso dos alunos, mas também nos professores. Este é um estudo que tem como problemática a reflexão crítica sobre a implementação de um desses programas, no âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento (AGC). Desse modo, a partir das representações dos professores, procura compreender o impacto do projeto no sucesso dos alunos, em si próprios e nas suas práticas pedagógicas. Através de uma abordagem de natureza qualitativa e de um paradigma exploratório, este estudo recorre à perspetiva dos professores através de entrevistas semiestruturadas com o objetivo de fornecer pistas para investigações futuras. Foram utilizados os métodos dedutivo e indutivo, combinando sistemas de categorias previamente definidos com categorias que criámos indutivamente a partir dos dados, emergindo das respostas dos entrevistados às perguntas, em consonância com os objetivos específicos. Os professores reconhecem a importância do desenvolvimento das Competências Socioemocionais pelos alunos, assim como a importância que a ASE tem quando comparada com a aprendizagem de conteúdos. Compreendemos que o sucesso dos projetos ASE está relacionado com o conhecimento prévio dos professores sobre os mesmos, mas também com a sua abertura para estar em contacto com algo inovador. Os resultados também apontam para uma diferenciação entre as representações dos professores com mais e menos de 10 anos de serviço, revelando a necessidade de uma Formação Inicial de Professores (FIP) que contemple a ASE, assim como de um constante trabalho reflexivo e colaborativo entre escola, técnicos, comunidade escolar e família, podendo ter a Educação Social um papel relevante neste processo.