Browsing by Author "Martins, Isabela Filipa Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de treino mental no ensino do oboé: guia prático baseado nas técnicas de MindfulnessPublication . Martins, Isabela Filipa Almeida; Lopes, RicardoResumo I (Prática Pedagógica) - O estágio descrito neste relatório insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, realizado na Academia de Música de Castelo de Paiva, durante o ano letivo 2019/2020. Neste contexto, para uma melhor análise e estruturação deste relatório, foram selecionados três alunos de ciclos de ensino diferentes, nomeadamente de 1º Grau, de 4º Grau e 6º Grau. Ao longo do presente relatório foi caraterizado o estabelecimento de ensino, onde decorreu o estágio, tendo sempre em conta algumas informações como: a contextualização histórica; a caraterização do meio-envolvente quanto à localização, instalações e estrutura organizacional; a caraterização da comunidade escolar; e, ainda, a oferta educativa disponível. De seguida será realizada a caraterização dos alunos intervenientes, conciliando a descrição e a planificação das aulas lecionadas com o registo das aulas observadas. A observação e análise da prática pedagógica vivenciada, permitiu a aprofundação do conhecimento, no que diz respeito aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos, às principais dificuldades encontradas no decorrer das aulas e à organização da prática fundamental para que o professor de música torne as suas aulas mais produtivas e eficazes para si mesmo, mas também para os próprios alunos.