Browsing by Author "Martins, Cristiana Isabel Matos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em sequências figurativas de crescimentoPublication . Martins, Cristiana Isabel Matos; Rodrigues, MargaridaEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este inclui uma descrição e análise das experiências de estágio no 2.º CEB e um estudo desenvolvido durante o período de intervenção, numa das turmas de 6.º ano de escolaridade. Neste estudo pretende-se compreender as estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em tarefas com sequências figurativas de crescimento. De forma a orientar e guiar este estudo, foram tidas em consideração as seguintes questões orientadoras: i) Que estratégias são mais utilizadas pelos alunos em sequências figurativas de crescimento? e ii) De que forma o uso de materiais manipuláveis contribui para a compreensão das sequências figurativas de crescimento? Este estudo foi desenvolvido com base numa metodologia de investigação qualitativa, sob o paradigma interpretativo. A recolha de dados foi feita através de técnicas como: observação direta participante, entrevistas e recolha documental (registos áudios; transcrições dos registos áudio; trabalhos realizados pelos alunos e notas de campo). Os resultados deste estudo permitiram concluir que o trabalho desenvolvido através de tarefas com sequência figurativas de crescimento levou os alunos a utilizar diferentes estratégias: (i) representação e contagem; (ii) aditiva e (iii) decomposição dos termos. Relativamente ao uso do material manipulável, é possível concluir que o seu uso facilitou o trabalho dos alunos, auxiliando na visualização das sequências.