Browsing by Author "Martins, Ana Isabel Andrade"
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- O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Ana Isabel Andrade; Estrela, AntóniaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do período de intervenção que decorreu no seguimento da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado em duas turmas do 5.º ano de escolaridade. Do período de intervenção surgiu uma investigação que se realizou em ambas as turmas. A partir da identificação das fragilidades e potencialidades dos alunos, foi realizado um estudo que se foca na abordagem da gramática através de jogos didáticos. A problemática da presente investigação centra-se na questão: Em que medida é que a implementação de jogos em sala de aula facilita o desenvolvimento de competências de Gramática no 2.º CEB?. Como objetivo geral de atuação, visou-se Desenvolver competências de Gramática, tendo sido projetados quatro objetivos específicos do estudo: (i) conhecer os conteúdos gramaticais; (ii) desenvolver as competências gramaticais através de jogos; (iii) desenvolver uma relação de interesse pela gramática com recurso aos jogos; (iv) desenvolver competências de cooperação e respeito. Neste sentido, e tendo em consideração o objeto de estudo, utilizou-se uma metodologia de natureza mista, sendo esta na sua maioria qualitativa e com procedimentos similares aos da investigação-ação, e também quantitativa, na medida em que se procedeu à análise de dados relativos à realização de um pré-teste e de um pós-teste. Os resultados obtidos permitem observar uma evolução significativa no que respeita à aquisição de conteúdos gramaticais através do recurso ao jogo didático, uma vez que existem dados estatísticos que suportam esta afirmação e que demonstram a evolução dos conhecimentos dos alunos, tornando-se possível afirmar que esta é uma estratégia positiva no que concerne à aquisição de gramática.