Browsing by Author "Martins, Ana Catarina da Fonte"
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- A relação pedagógica: uma janela para o desenvolvimento e aprendizagem das criançasPublication . Martins, Ana Catarina da Fonte; Simões, AnaO relatório que aqui se apresenta decorreu num Jardim de Infância (JI), com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. Consiste numa análise reflexiva constante de toda a prática profissional, propondo apresentar e retratar o caminho percorrido durante os seis meses de desenvolvimento de uma atitude investigativa e intervenção pedagógica. Ao leitor é apresentado, no primeiro capítulo, uma caraterização do contexto socioeducativo, que objetiva a ação educativa fundamentada em intencionalidades, sendo ainda evidenciados os moldes em que perpassou a avaliação do e no processo de intervenção. O último capítulo remete para a questão da (re)construção da profissionalidade docente como educadora de infância. Este trabalho faz-se acompanhar de um capítulo que apresenta a investigação realizada no contexto e que recai sobre a importância da relação pedagógica. Assumindo como objetivo principal compreender a importância da relação pedagógica no JI para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, dada a instabilidade emocional do grupo e questões relativas à área da Formação Pessoal e Social. Esta investigação arroga uma metodologia de natureza qualitativa, em que se recorreu ao estudo de caso, dispondo de diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados. Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, consulta documental, entrevista realizada à educadora (ED) e as Notas de Campo (NC). A análise e discussão dos dados obtidos evidenciou a importância e a influência da relação pedagógica para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Verificou-se que, a partir de uma prática continuada e sistemática da educadora, que privilegia processos de interação e comunicação, envolvendo a opinião das crianças e a participação da equipa educativa, se torna evidente a existência de uma forte relação entre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e a qualidade das relações educador-criança (Magalhães, 2011).