Browsing by Author "Marta, Mafalda Raquel Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conceções genderizadas em jardim de infância: apropriação do espaço e interações num grupo dos 3 aos 6 anosPublication . Marta, Mafalda Raquel Dias; Rosa, ManuelaO presente relatório surge como produto final da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II, do mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo espelhar a intervenção educativa realizada em contexto de jardim de infância e analisar a mesma de forma crítica e reflexiva. Deste modo é apresentada uma caracterização do contexto no qual foi realizada a prática supervisionada e são expostas as intenções pedagógicas que orientaram a intervenção junto das crianças, das suas famílias e equipa educativa, assim como uma breve autoavaliação da prática desenvolvida. Uma vez que o presente documento conclui a minha formação académica enquanto educadora de infância, é ainda apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da profissionalidade docente em contexto. No decorrer da prática supervisionada, surgiram preocupações pedagógicas que originaram um estudo qualitativo, baseado na metodologia de estudo de caso, sobre as conceções genderizadas do grupo de crianças acompanhado. Através de diferentes técnicas de recolha de dados, como registos escritos e a realização de entrevistas semiestruturadas, pretendeu-se evidenciar de que modo as crianças se apropriavam das diferentes áreas de interesse do espaço-sala, dos materiais inseridos nas mesmas, quais os tipos de brincadeira que surgiam entre as crianças e de que modo se organizavam para brincar. Importa referir que a investigação realizada também se focou na importância do papel do/a educador/a na desocultação de estereótipos de género, tendo como objetivo a provocação de reflexões críticas, por parte das crianças, de tendências estereotipadas assumidas pelas mesmas na sua interação entre pares e apropriação de espaços e materiais. No final do relatório são apresentadas considerações finais que reforçam princípios e crenças indissociáveis da intervenção pedagógica realizada e preocupações na prática dos/as docentes, enfatizadas no estudo apresentado.