Browsing by Author "Marques, Sara Isabel Lima"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte de crianças de 3 e 4 anos num grupo do movimento da escola modernaPublication . Marques, Sara Isabel Lima; Almeida, TiagoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), possuindo como um dos seus grandes objetivos apresentar uma análise crítica e reflexiva do processo vivido durante a prática e investigação desenvolvidas em contexto de Jardim de Infância (JI), enquanto educadora estagiária. Este processo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), localizada na freguesia de Marvila, com um grupo de 23 crianças. A prática teve um período de aproximadamente 5 meses, sendo desenvolvida numa instituição que se regia pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Assim, em primeiro lugar, será apresentada ao leitor uma caracterização do contexto educativo, as intenções que delineei e que me ajudaram a guiar a minha prática e, por fim, será exibida ainda a avaliação de toda a intervenção. Em segundo lugar, encontra-se a investigação realizada. Foi ao observar as práticas pedagógicas, realizadas no contexto onde estive inserida, que eu tomei consciência da importância dos instrumentos de pilotagem e como tal a investigação que será apresentada incide sobre o processo de apropriação destes instrumentos por parte de crianças de 3 e 4 anos, tendo em conta o seu tempo de frequência em JI. Esta investigação recai apenas sobre dois instrumentos de pilotagem: o Contar, Mostrar ou Escrever e o Plano do dia. Os resultados evidenciaram que as crianças de 4 anos possuem estes dois instrumentos bem apropriados, pelo que acabavam por utilizá-los muitas vezes e de forma autónoma, sendo raras as ocasiões em que o adulto necessitava de oferecer algum apoio. Em contrapartida, as crianças de 3 anos ainda não possuíam estes instrumentos apropriados, uma vez que necessitavam do apoio/incentivo recorrente por parte de um adulto ou de um colega mais velho. Através deste relatório e das experiências que vivenciei, tanto na PPS I como na PPS II, é possível destacar a importância de continuar a trabalhar e a desenvolver a minha identidade profissional. Todas as dificuldades sentidas, aprendizagens e conhecimentos adquiridos contribuíram para a construção da minha profissionalidade e aproximaram-me um pouco mais da educadora que um dia ambiciono ser.