Browsing by Author "Marques, Paula"
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- O reforço positivo como estratégia pedagógica para o incremento da motivação e autoestima, com alunas do 1º ano do ensino vocacional, no contexto da aula de dança moderna, na Escola de Dança Ana ManjericãoPublication . Marques, Paula; Graça, CristinaAs nossas linhas orientadoras para o estágio com o 1º ano do ensino vocacional, na disciplina de técnica de dança, na Escola de Dança Ana Manjericão (EDAM) visaram reforçar e consolidar as competências técnico-artísticas no âmbito da dança moderna, de acordo com os objetivos propostos pelo método da ISTD e pela própria escola, com recurso a uma estratégia pedagógica de motivação, reforço positivo e relação pedagógica não autoritária, promovendo desta forma um bom ambiente de trabalho, propício à aprendizagem. Para além da consolidação das competências técnico-artísticas, foi nosso objetivo avaliar se, com a nossa estratégia de intervenção e/ou de lecionação, seria possível haver repercussões ao nível da autoestima a muito curto prazo, considerando apenas o tempo de estágio permitido no âmbito do mestrado. Procedeu-se ainda à recolha de dados sobre a opinião, da amostra em questão, no que diz respeito aos fatores considerados como motivadores assim como as principais características de um professor imaginado como “ideal” com o intuito de adequar estratégias pedagógicas. O método de recolha de dados foi misto, qualitativo e quantitativo. Os instrumentos de medida qualitativos incluíram grelhas de observação (geral e específica) e questionários sob a forma de perguntas escritas abertas (opinião da amostra), assim como diários de bordo (utilizados não meramente para a planificação de aulas, como também para recolher dados qualitativos com o intuito de adequar estratégias, indo ao encontro do propósito e lógica da investigação-ação) Os instrumentos de medida quantitativos utilizados foram dois questionários validados, ambos traduzidos e adaptados para a realidade da nossa amostra no âmbito do estudo. Foram eles, um questionário sobre a autoestima e outro sobre a motivação. Como reflexão final e em jeito de conclusão, procurou-se relacionar o programa de moderno da ISTD com outras técnicas de dança moderna e contemporânea, fazendo ainda sugestões para outros estudos futuros.
