Browsing by Author "Marques, Cristina Isabel Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma prática reflexiva sobre a diferenciação pedagógicaPublication . Marques, Cristina Isabel Alves; Lino, DalilaO presente relatório, intitulado de “Uma Prática Reflexiva sobre a Diferenciação Pedagógica”, surge no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada realizada em Creche e Jardim de Infância. Todas as crianças têm direito a uma educação bem sucedida. Contudo, cada vez mais, a diversidade encontra-se presente nas salas de atividade, sendo os educadores responsáveis por criar momentos de diferenciação pedagógica. Mas de que forma o sistema educativo tem em conta cada criança? De que forma são postas em prática, estratégias que visem o direito à palavra, ao respeito, à inclusão perante as várias diferenças? Foi, deste modo que, através de notas de campo, registos, reflexões e conversas com a educadora cooperante, ao longo do estágio em contexto de Jardim de Infância, surgiu a problemática – a diferenciação pedagógica - suscitando interesse para aprofundar melhor em termos de conhecimento. Deste modo, o objetivo deste trabalho é apresentar uma análise reflexiva do tema em questão, fazendo retrospeção do que vivenciei ao longo da minha intervenção educativa, bem como das aprendizagens que obtive através da observação. Ou seja, através deste documento será possível identificar o progresso dos conhecimentos adquiridos, desde a observação à prática. Após verificar nos grupos de crianças, características tão próprias e, ao mesmo tempo, tão diferentes, considerei importante perceber qual o papel do educador tendo em conta cada criança, cada nível de desenvolvimento e aprendizagem, de modo a promover uma escola para todos. Assim sendo, será enunciado, todo o processo das minhas aprendizagens, bem como serão identificadas reflexões da minha prática profissional, revelando a forma como adequar o papel de educadora na construção da identidade de cada criança.