Browsing by Author "Marques, Carmindo Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Influência da publicidade na segurança rodoviáriaPublication . Marques, Carmindo Dias; Pereira, Francisco José CostaEm Portugal, mesmo com os esforços de instituições e da sociedade em geral, os acidentes de viação continuam a ser a principal causa de morte não natural. O factor humano é a principal causa dos acidentes de viação (cerca de 90% dos casos), assim o ser humano é o único elemento a tomar decisões durante o processo de condução. Os condutores, para respeitarem a sua própria vida e a dos outros, devem adoptar uma estratégia preventiva que vise a segurança, evitando a ocorrência de acidentes de viação. As campanhas publicitárias, com o objectivo de convencer os condutores a mudanças de comportamentos de forma a reduzir o número de vítimas, nem sempre atingem os resultados desejados. O presente trabalho, teve como objectivo principal, saber até que ponto a publicidade tem influência na segurança rodoviária. Procurou-se também identificar os processos utilizados nas campanhas de prevenção rodoviária, que influenciam os comportamentos de segurança; identificar como a educação cívica afecta os comportamentos de segurança e identificar como os comportamentos de risco afectam os comportamentos de segurança.