Browsing by Author "Marcos, Marcos Freijo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Do marketing tradicional ao marketing experiencial: o caso do Instituto Espanhol de LínguasPublication . Marcos, Marcos Freijo; Luz, CristinaO presente relatório de estágio é um claro exemplo de transição do marketing tradicional para o marketing de experiências.Embora a aposta na experiência e interação com os clientes por parte das marcas venha a crescer há ainda muitas marcas que investem exclusivamente em marketing tradicional. Tal acontece porque, nos dias de hoje, o marketing experiencial ainda não é suficientemente valorizado. Não obstante, trata-se de uma maneira simples, eficaz e rentável de chegar aos jovens, um target que cada vez mais se distancia dos canais tradicionais. Por esta razão, entre outras, o número de inscrições nos cursos do Instituto Espanhol vinha a cair desde há anos, atingindo um mínimo no ano letivo de 2014-2015. Ao longo da sua presença no Instituto Espanhol, recorrendo ao método de investigação-ação, o estagiário levou a cabo um rigoroso diagnóstico da situação que lhe permitiu não só perceber que parte da comunicação se tinha tornado obsoleta, que parte merecia ser melhorada e o que devia ser acrescentado, a fim de suster o declínio. Com este relatório de estágio é possível perceber como através da suspensão de algumas atividades, melhoria de outras e introdução de um conjunto de ações típicas do marketing experiencial – ativações de marca, offline e online, sustentadas em conteúdos de entretenimento e utilidade – foi possível não só reverter a situação como reforçar a ligação emocional entre o público e a marca.