Browsing by Author "Maneta, Carla"
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- A explicitação do raciocínio na resolução de problemas no 2º ciclo do ensino básico: contributos para o desenvolvimento das competências orais e escritasPublication . Maneta, Carla; Gonçalves, CarolinaO desenvolvimento das competências orais e escritas na resolução de problemas é essencial na aprendizagem matemática, pois constituem-se como peças fundamentais na explicitação do raciocínio. Quanto mais profundo for o desenvolvimento da oralidade e da escrita, mais facilmente os alunos assimilam o vocabulário característico da matemática, bem como o encadeamento dos enunciados problemáticos. O presente estudo tem a finalidade de compreender as formas comunicativas mais utilizadas pelos alunos durante a exposição dos seus raciocínios, na resolução de problemas, assim como aferir se ocorre uma variação dessas mesmas formas comunicativas durante as exposições, em diferentes contextos de resolução de problemas. O levantamento e a análise das formas comunicativas, em contexto diversificado de resolução de problemas, permitirá aferir se os alunos adquirem vocabulário diversificado, bem como os contributos desse vocabulário para o desenvolvimento das competências orais e escritas, na resolução de problemas. O estudo foi feito numa turma do 6.º ano, através da observação naturalista, da aplicação de grelhas de registo e da análise de excertos do discurso. Os resultados da observação mostram que, na turma observada, a categoria mais frequente na exploração das situações problemáticas é a Imposição. Por inerência a esta categoria os sinais da comunicação verbal mais utilizados pela professora e pelos alunos são: Pergunta, Resposta, Expõe/explica. No caso da comunicação escrita, os resultados revelam que os registos da professora para os alunos estão equilibrados com os registos dos alunos para a professora. A investigação sugere que a exploração de situações problemáticas efetuadas sempre com a mesma metodologia e suporte não favorece o desenvolvimento das competências orais e escritas dos alunos. Os resultados obtidos revelam falta de autonomia dos alunos nos registos escritos e uma sobreposição comunicativa dos alunos que dominam os conteúdos em comparação com os alunos com dificuldades.