Browsing by Author "Maio, Marta Carina da Silva Lino Nunes"
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- Jovens promotores de saúde. Uma abordagem para a prevenção de consumos de substâncias psicoativas com jovens do 3º ciclo. Projeto de IntervençãoPublication . Maio, Marta Carina da Silva Lino Nunes; Valente, BianorComo educar os adolescentes para a saúde através dos seus pares? Durante cerca de oito meses, essa foi a questão que orientou este projeto de intervenção, no qual dez estudantes do ensino secundário, designados Jovens Promotores de Saúde (JPS), assumiram o papel de educadores não formais de colegas de duas turmas do 3º ciclo. Os temas e subtemas abordados ao longo da intervenção - orientada para a prevenção dos consumos de substâncias psicoativas (SPA) e das dependências na adolescência - foram concertados pela equipa do projeto com os dez JPS seleccionados, que, na denominada fase de diagnóstico, identificaram as questões mais relevantes para a promoção da saúde no seu contexto escolar. Deste levantamento resultou a constatação de que o álcool e o tabaco são as substâncias que suscitam maior preocupação, evidenciando-se, por outro lado, a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre alimentação saudável. Tendo em conta a discussão realizada, elaborou-se um plano de ação, que começou a ser implementado com sessões formativas para os JPS. Mais do que uma oportunidade para aprenderem coisas novas e consolidarem saberes, os jovens promotores de saúde destacaram o impacto dessa formação, recebida durante cerca de três meses, para o desenvolvimento de competências socioemocionais, com destaque para as de comunicação. As sessões formativas dos JPS - enquadradas na primeira fase de implementação do projeto - foram igualmente valorizadas pela integração de dinâmicas e jogos de grupo, que se revelaram cruciais no trabalho com as turmas, realizado já no âmbito da segunda fase de implementação do projeto. Aliás, tal como os JPS tinham previsto na etapa de diagnóstico, essa componente mais prática da intervenção foi a que teve maior aceitação no terreno. O crescente envolvimento dos alunos ficou bem expresso nas avaliações, efetuadas a cada sessão, e no final das nove sessões realizadas. No final, para além de promover e fomentar a educação entre pares, a intervenção também promoveu a saúde dos alunos ao envolvê-los nas reflexões sobre as suas opções, dotando-os de informação e potenciando a adoção de estilos de vida saudáveis. Os elevados e generalizados níveis de satisfação alcançada sugerem que esta é uma prática acertada para a promoção da saúde em contexto escolar, e uma das abordagens com mais potencial para induzir mudanças de comportamento nos adolescentes.
