Browsing by Author "Macedo, Bruna Helena de Sousa e Andrade Pinheiro de"
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- Utilização de materiais anti-vibráteis e de isolamento acústico na via férreaPublication . Macedo, Bruna Helena de Sousa e Andrade Pinheiro de; Martins, Armando do Carmo; Fortes, Luísa Maria Ferreira Cardoso Teles; Pinto, Paulo Jorge dos Santos AlmeidaO ruído e a vibração gerados pelo tráfego ferroviário são o resultado de um processo complexo, originado principalmente pela interação roda-carril. Este processo representa uma das fontes mais importante de contaminação acústica das áreas urbanas, quer pela emissão de ruído aéreo quer pelas vibrações transmitidas às estruturas vizinhas. O aumento das redes de transportes urbanos e a construção de edifícios na proximidade das vias (devido à forte pressão urbanística dos últimos anos), em paralelo com uma legislação mais exigente e uma maior sensibilização por parte dos especialistas e da população em geral no que respeita ao conforto acústico, leva a que seja cada vez maior a necessidade de adoção de medidas de minimização do ruído e vibrações nasinfraestruturas ferroviárias. Para além da diversidade de soluções no âmbito do isolamento passivo, a introdução de elementos resilientes na infraestrutura de uma Via Férrea, como forma de intervir ativamente no isolamento das vibrações, tem sido uma das medidas mais adotadas ao longo dos últimos anos. Os materiais anti-vibráteis e de isolamento acústico, surgem assim com a pretensão de minimizar ou mesmo eliminar estas carências. A correta seleção e ajustamento às condições de operação, à tipologia da via e às exigências acústicas, são fatores imprescindíveis para se obter um correto desempenho, minimização dos custos ao longo do seu ciclo de vida, garantindo assim uma solução sustentável para a Via Férrea. As matérias-primas utilizadas no fabrico dos materiais anti-vibráteis têm geralmente uma componente que deriva de materiais reciclados, aproveitando assim não só as suas características (mecânicas e funcionais), mas também possibilitando a resolução de um problema de natureza ambiental (armazenamento ou eliminação resíduos), aspeto que hoje em dia assume cada vez mais importância. Com o presente estudo, para além de uma breve caraterização da via férrea, pretende-se analisar a viabilidade e os efeitos práticos da utilização destes materiais, numa ótica de eliminar (ou no mínimo reduzir) os desconfortos causados pela exploração de vias férreas em especial em zonas próximas de aglomerados populacionais, ou de equipamentos especiais como sejam hospitais.