Browsing by Author "Lucas, Mariana"
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- Classes de treino orientado para a tarefa na performance da marcha e funcionalidade em indivíduos pós-AVC: uma revisão sistemáticaPublication . Amaro, Ana Rita; Lucas, Mariana; Lemos, Rita Timóteo; Fernandes, BeatrizIntrodução e Objetivos: A reorganização cortical pós AVC e a recuperação da função motora são favorecidas pela terapia intensiva, baseada na prática repetitiva de tarefas específicas A investigação recente parece evidenciar que o treino em circuito baseado em tarefas orientadas, tanto administrado de forma individual como em classes, é eficaz para melhorar a performance da marcha. As classes mostraram ser seguras e eficazes na melhoria da mobilidade nestes indivíduos. A presente revisão sistemática tem como objetivo avaliar a efetividade das classes de treino orientado para a tarefa na melhoria da performance da marcha e funcionalidade em indivíduos que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Material e Métodos: O estudo seguiu as normas da Declaração Prisma para revisões sistemáticas. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados PubMed e PEDro, tendo sido incluídos ensaios clínicos com grupo experimental e grupo de controlo com terapia convencional e individual, publicados nos últimos dez anos, em inglês, português, francês e espanhol, com acesso ao texto integral, com indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos que tinham sofrido um ou mais AVC, com descrição da intervenção baseada em classes de grupo em circuito promovendo a performance da marcha e a funcionalidade global. Foram excluídos estudos com um score inferior a 4 na escala de PEDro e estudos que não investigassem humanos. Resultados: Foram incluídos cinco ensaios clínicos com um total de 438 indivíduos. Nas classes de grupo os indivíduos obtiveram melhores resultados nos diversos outcomes finais avaliados relativamente à marcha e uma maior independência da mesma. Por outro lado, houve um declínio dos resultados nos follow-ups. Conclusões: As classes de grupo pós-AVC são efetivas no aumento da performance da marcha e da funcionalidade global. A motivação dos indivíduos é um beneficio a salientar com a implementação de classes. Mais estudos devem ser realizados nesta área com uma população mais homogénea e descrição correta e pormenorizada das intervenções.