Browsing by Author "Loureiro, Sara Raquel Antunes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de conflitos no ensino básico: desafios, estratégias e práticas de mediação numa turma de 1.º CicloPublication . Loureiro, Sara Raquel Antunes; Silva, Rita Margarida de Aquino Friães Neves daO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, em duas instituições públicas situadas nos concelhos de Sintra e da Amadora, entre janeiro e maio de 2024. A prática envolveu turmas do 2.º e 6.º anos de escolaridade, respetivamente. A investigação emergiu da análise das dinâmicas relacionais observadas em sala de aula, com foco nos comportamentos conflituosos, que se mostraram mais visíveis e recorrentes no 1.º Ciclo. Esta constatação levou à decisão de centrar a pesquisa neste ciclo, a fim de compreender melhor as características e implicações desses conflitos neste nível de ensino. O estudo teve como objetivos principais caracterizar os tipos de conflito mais frequentes entre os alunos em sala de aula, identificar os fatores que motivam esses conflitos, analisar o papel do professor e dos próprios alunos na gestão de conflitos, e identificar as práticas pedagógicas que possam promover o desenvolvimento da autonomia das crianças na resolução de conflitos. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com uma combinação de métodos dedutivo e indutivo. O método dedutivo permitiu partir de conceitos teóricos sobre conflitos escolares, enquanto o método indutivo facilitou a análise das evidências empíricas observadas no contexto escolar. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação direta (participante e não participante), análise documental (registos disciplinares e relatórios escolares) e entrevistas semiestruturadas a docentes e técnicos de ação educativa. A análise de conteúdo dos dados permitiu identificar categorias temáticas relacionadas com os conflitos escolares, como o desrespeito pelas normas, dificuldades na gestão emocional e falhas na comunicação interpessoal, que se revelaram fatores determinantes na perpetuação dos comportamentos conflituosos. Os resultados obtidos mostram que os conflitos entre alunos estão frequentemente associados à falta de competências socioemocionais, à incapacidade de lidar com a frustração e à ausência de rotinas consistentes de convivência. Além disso, observaramse um conjunto de estratégias pedagógicas que promovem a comunicação empática, a responsabilização e o trabalho colaborativo, tendo sido eficazes na diminuição dos comportamentos desajustados, contribuindo para a melhoria das relações interpessoais e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. O estudo sublinha a importância de uma intervenção pedagógica contínua e estruturada, centrada na mediação de conflitos e na promoção de um clima escolar positivo. Conclui-se que a mediação escolar e a educação emocional são fundamentais para criar um ambiente de respeito, inclusão e convivência pacífica nas escolas, sendo imprescindível a formação contínua dos docentes e uma colaboração estreita entre escola e família.
